Economizando Energia

0

Economizar energia elétrica é um grande desafio, com tantos eletrodomésticos que nos rodeiam atualmente nas nossas residências. Mas enfim, não é missão impossível! Com o uso inteligente da energia elétrica, e com aparelhos mais econômicos, é possível reduzir em muito as contas de energia. Neste espaço, relacionamos algumas dicas importantes:

Chuveiro elétrico
Os chuveiros elétricos são os aparelhos consomem mais energia na maioria das residências. É necessário atenção especial neste ponto. Os chuveiros de maior potência são os que têm maior consumo de energia. A faixa de potência dos chuveiros elétricos atualmente varia entre 2500Watts à 7500Watts. Utilizar chuveiros de alta potência em regiões quentes como o nordeste, é nada mais nada menos que desperdiçar energia.
Na maioria dos casos é possível diminuir muito consumo de um chuveiro apenas com a troca da resistência, sem necessidade de trocar todo o aparelho. Nesses casos, com uma simples troca de resistência diminui-se o consumo do chuveiro em até três vezes. O preço de uma resistência de chuveiro elétrico é cerca de 10 vezes menor do que o preço do aparelho completo. Mas lembre-se, o chuveiro é um aparelho elétrico, e só deve ser manipulado por profissional qualificado!

Fios e cabos elétricos
Cabos com capacidade de corrrente baixa (muito finos) são grandes causadores de alto consumo. O cabo deve ser especificado de acordo com o equipamento que vai alimentar. Atenção especial com chuveiros, freezers, geladeiras, ferros de passar, pois são aparelhos que tem alto consumo de energia! O que acontece frequentemente, é que com o tempo se adiquire mais eletrodomésticos para a residência, e os cabos que antes eram adequados à instalação, já não são mais. Outro ponto de desperdício de energia são as emendas, e conexões de tomadas e interruptores. Emendas e conexões frouxas aquecem, e provocam alto consumo. Por isso tudo, recomenda-se revisar todas as instalações da residência anualmente, e quando da nova aquisição de um chuveiro, geladeira, freezer, solicitar a um profissional qualificado que inspecione às instalações para o novo equipamento.

Extensões e benjamins
Procure sempre evitar o uso destes acessórios. Como já dissemos, quanto mais conexões elétricas existirem, mais chances de desperdício existirão. Procure instalar o número de tomadas que vai precisar, evitando assim os benjamins. Caso utilize-os, use-os somente com aparelhos eletrônicos, e eletrodomésticos leves, jamais com ferros de passar, geladeiras, freezers, e semelhantes. No caso das extensões, utilize as de marcas certificadas pelo Inmetro, ou então solicite um profissional que faça uma com materiais adequados, de acordo com a potência do aparelho que será utilizado.
Iluminação
A iluminação pode ser uma fonte de alto consumo de energia. Faça a opção por lâmpadas fluorescentes econômicas, apesar de mais caras do que as incandescentes, elas têm garantia de no mínimo 01 ano, e consomem cerca de 8 vezes menos. O investimento inicial têm retorno certo nas contas de energia!
Para quem ainda prefere a tonalidade da luz incandescente, uma alternativa é o uso de Dimmers (reguladores de luminosidade), que economizam energia, e ainda proporcionam ajuste de luminosidade para diversas ocasiões.

Freezers, condicionadores de ar e geladeiras
Estes aparelhos tem uma regulagem chamada Termostato. O termostato é a chave para economizar mais nos aparelhos de refrigeração, portanto regule-o de acordo com a sua necessidade. Por exemplo: Se a geladeira está vazia, coloque o termostato a entre o mínimo e o médio.
Verificar as borrachas de vedação de geladeiras e freezers, e proceder limpeza no ar condicionado regularmente é também importante.

Sensores de presença
Em condomínios, nos locais de passagem constante de pessoas, sugere-se a instalação de sensores de presença. A economia é considerável, solicite-nos gratuitamente um estudo-simulação, onde mostramos a economia em Reais, antes e depois da instalação dos sensores. Na maioria dos casos, o consumo no ponto de iluminação diminui mais de 95%. Veja um exemplo, clique aqui.

Bombas d’água
Nas bombas d’água não existem muitas recursos para economizar energia. O que podemos fazer, e que realmente pode economizar energia, é verificar as conexões elétricas, painéis da bomba e os cabos alimentadores, a fim de evitar aquecimentos por má conexão e por alimentadores subdimensionados.
Outra ação importante é a regulagem da bóia, a fim de que a bomba seja acionada menos vezes, pois nos acionamentos a bomba solicita muita energia. Para estas ações contrate um profissional qualificado.

Iluminação externa
Em condomínios ou casas, precisamos geralmente manter luzes acesas durante toda a noite. Dependendo da área esta iluminação necessita ser de potência, com lâmpadas de alta pressão. Seja como for, um eletrotécnico através de um estudo de Luminotécnica pode indicar a iluminação mais adequada, com um custo-benefício mais satisfatório.

Revisão anual

A revisão anual é de suma importância para manter a instalação elétrica afinada com a economia. Nas revisões, todos estes itens descritos acima são vistoriados e postos em consultoria com nossos clientes. Nestas revisões inspecionam-se as conexões elétricas, tomadas, efetuando-se medições de temperatura em painés, bem como reaperto de todas as conexões de potência. É efetuada também revisão nos chuveiros elétricos.

Em condomínios e empresas, além de todas as revisões nas conexões elétricas descritas acimas, inspecionamos as instalações em busca de ligações clandestinas de energia, e ao fim dos serviços emitimos relatório técnico constando todo o serviço realizado, bem como as não-conformidades encontradas.

VEJA TAMBÉM EM TRABALHOS ESCOLARES
Contribua e ajude o site a se manter sempre online. Divulgue para seus amigos. Obrigado

FONTES DE ENERGIA RENOVAVÉIS: ALTERNATIVAS DO MEIO AMBIENTE

ENERGIA EÓLICA

ENERGIA DO FUTURO: CÉLULAS DE COMBUSTÍVEL

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui