23.9 C
Sorocaba
quinta-feira, março 28, 2024

ESCARLATINA

A Escarlatina é uma doença infecto-contagiosa, provocada pela localização, normalmente na faringe, do estreptococo β-hemolítico grupo A, que atinge de preferência as crianças.

Após um período de incubação de 2-5 dias, a escarlatina inicia-se com febre elevada (39º-40º), dor nas faces durante a deglutição, cefaleias, náuseas, vómitos; o pulso tem a frequência elevada, a pele está quente e seca.

Após 48 horas, no máximo, aparece o característico exantema, que se inicia nas raízes dos membros, para depois se estender ao tronco, aos próprios membros e a partes do rosto.

O exantema cutâneo, vermelho-vivo, é acompanhado por um outro exantema, orofaríngeo, com angina eritematosa, caracterizada por pontuações vermelhas do palato mole e avermelhamento difuso da faringe.

A língua aparece inicialmente esbranquiçada, excepto na sua ponta e bordos. De seguida, dá-se a desepitelização completa com as papilas postas a nu, também conhecida como “língua de framboesa”. Ao fim da primeira semana, o exantema empalidece, iniciando-se a descamação de tipo esfoliativa, ao mesmo tempo que a febre baixa.

A terapêutica da escarlatina é feita com penicilina. Eventualmente, também poderão ser usados gamaglobulinas ou preparados cortisónicos. A profilaxia baseia-se nas regras comuns (isolamento do doente), mas também na profilaxia antibiótica, que consiste em submeter os indivíduos expostos ao contágio è ministração de penicilina por pouco tempo.

Outros trabalhos relacionados

QUALIDADE DE VIDA NOS IDOSOS 2/2

Essa é a segunda parte. Para ver a primeira parte clique aqui COMPROMETIMENTO FUNCIONAL Por outro lado, apesar da relevância indiscutível dos programas educacionais, culturais e...

DOENÇA DE PARKINSON

A Doença de Parkinson é a enfermidade do Sistema Nervoso Central descrita pelo médico inglês James Parkinson (1755-1824) com o nome de Paralisia Agitante. Resumo É...

TREINAMENTO DE FORÇA PARA INDIVÍDUOS HIPERTENSOS

1.INTRODUÇÃO A hipertensão arterial no Brasil é um dos problemas de maior prevalência na população, acometendo 15-20% dos adultos representando assim um dos principais fatores...

Contra a Desumanização da Medicina

CONTRA A DESUMANIZAÇÃO DA MEDICINA RESUMO O artigo apresenta todo sistema terapêutico que pode ser compreendido como uma forma de articulação entre uma intervenção biológica e...