23.9 C
Sorocaba
quarta-feira, julho 24, 2024

ESCARLATINA

A Escarlatina é uma doença infecto-contagiosa, provocada pela localização, normalmente na faringe, do estreptococo β-hemolítico grupo A, que atinge de preferência as crianças.

Após um período de incubação de 2-5 dias, a escarlatina inicia-se com febre elevada (39º-40º), dor nas faces durante a deglutição, cefaleias, náuseas, vómitos; o pulso tem a frequência elevada, a pele está quente e seca.

Após 48 horas, no máximo, aparece o característico exantema, que se inicia nas raízes dos membros, para depois se estender ao tronco, aos próprios membros e a partes do rosto.

O exantema cutâneo, vermelho-vivo, é acompanhado por um outro exantema, orofaríngeo, com angina eritematosa, caracterizada por pontuações vermelhas do palato mole e avermelhamento difuso da faringe.

A língua aparece inicialmente esbranquiçada, excepto na sua ponta e bordos. De seguida, dá-se a desepitelização completa com as papilas postas a nu, também conhecida como “língua de framboesa”. Ao fim da primeira semana, o exantema empalidece, iniciando-se a descamação de tipo esfoliativa, ao mesmo tempo que a febre baixa.

A terapêutica da escarlatina é feita com penicilina. Eventualmente, também poderão ser usados gamaglobulinas ou preparados cortisónicos. A profilaxia baseia-se nas regras comuns (isolamento do doente), mas também na profilaxia antibiótica, que consiste em submeter os indivíduos expostos ao contágio è ministração de penicilina por pouco tempo.

Outros trabalhos relacionados

CÂNCER DE OVÁRIO

O câncer de ovário é o mais difícil de ser diagnosticado, tornando-se assim o mais perigoso: quando descoberto é letal em 70% dos casos....

SISTEMA NERVOSO CENTRAL

Autor: Rafael Marcatti 1- Introdução Admite-se que no homem adulto de estatura mediana o menor encéfalo compatível com a inteligência normal seria de 900 gramas. Acima...

TROMBOSE VENOSA PROFUNDA E TROMBOEMBOLISMO PULMONAR

TROMBOSE VENOSA PROFUNDA E TROMBOEMBOLISMO PULMONAR INTRODUÇÃO Comum em todas as especialidades médicas, a trombose venosa profunda (TVP) e o tromboembolismo pulmonar (TEP), continuam sendo as...

PNEUMONIA

A Pneumonia é um processo inflamatório agudo do pulmão. O agente etiológico mais frequente da doença é o pneumococo de Fraenkel, sobretudo dos tipo...