17.8 C
Sorocaba
segunda-feira, setembro 26, 2022

Estudo da Volumetria de Neutralização

Autoria: Andréa Amaral Alves

A análise volumétrica, ou titulometria, consiste, basicamente, em determinar o volume de determinada solução de concentração exatamente conhecida, necessário para reagir quantitativamente com outra solução, cuja concentração quer se determinar.

A solução de concentração exatamente conhecida é denominada solução padrão; e a operação que determina o volume de solução necessário para reagir com a solução problema é denominada titulação.

Quando a quantidade de substância cuja concentração quer se determinar e a quantidade de solução padrão adicionada são quimicamente equivalentes, tem-se o ponto de equivalência (ou ponto final teórico).

Qualquer propriedade que varie bruscamente nas imediações do ponto de equivalência pode servir, em princípio, para a localização deste. Um meio muito usado é o que consiste em adicionar à solução a ser titulada um reagente auxiliar ou indicador, capaz de produzir mudança de coloração quando a reação se completou. O ponto em que isso ocorre é chamado ponto final. O ponto de equivalência e o ponto final não coincidem necessariamente. A diferença entre eles é chamado erro da titulação, o qual pode ser determinado experimentalmente.

Ao padronizar uma solução, você estará determinando sua concentração real (ou pelo menos um valor muito próximo do real). Chamemos este valor de fator de correção. Antes da padronização, a sua solução estava rotulada com a concentração que você desejava prepará-la, que chamaremos de Normalidade Teórica. A concentração real da solução (Normalidade Real) é definida pelo produto:

NR = fc x NT

onde

fc =
NR
NT

NR = Normalidade real

fc = fator de correção

NT = Normalidade Teórica

Como a volumetria de neutralização compreende os métodos baseados na reação de neutralização.

2 H+
+ OH- =>
H2O

Com soluções padrões ácidas, podem ser determinadas substâncias alcalinas. Semelhantemente, com soluções padrões alcalinas, podem-se determinar substâncias ácidas.

Outros trabalhos relacionados

TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS

TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS RELAÇÕES ENTRE AS QUANTIDADES ENVOLVIDAS Muitos dos objetos que utilizamos cotidianamente provêm de indústrias que transformam materiais em produtos. Isso com o objetivo básico...

Purificação de Substâncias (2)

Autoria: Fábio Schwarb do Nascimento Na natureza raramente encontramos substâncias puras. Em função disso, é necessário utilizarmos métodos de separação se quisermos obter uma determinada...

Métodos Enzimáticos

Autoria: Silvia Bandiera Borges Objetivo: Determinar o nível de glicose em amostras através do método enzimático. Introdução Teórica: Enzimas é um grupo de substâncias orgânicas de natureza protéica,...

Oxigênio

Autoria: Márcia Miriam Gomes Ocorrência O oxigênio é o elemento mais abundante da natureza. As principais ocorrências são: a) 21% na atmosfera (em volume); b) 89% na água...