26.7 C
Sorocaba
quarta-feira, junho 29, 2022

Jogos-Canções Divertidas

A primeira parte tem como propósito, através dos jogos-canções:

– Brincar
– Compreender
– Participar
– Compartilhar

Tudo feito de maneira que se possa desfrutar das atividades previstas; compreender e executar tarefas simples; compartilhar propostas lúdicas; desenvolver a psicomotricidade; enriquecer a oralidade; aguçar as percepções; perceber o ritmo e o equilíbrio; integrar o esquema corporal; trabalhar a lateralidade; potencializar distintas possibilidades expressivas; comparar, distinguir, discriminar; desenvolver a sensibilidade; reconhecer e valorizar o ambiente humano e natural para contribuir na construção de uma escala de valores que permitam consolidar princípios de boa convivência.

O brincar é uma atividade que representa uma poderosa ferramenta para estimular na criança o conhecimento, como motivador da curiosidade, a criatividade e a fantasia para propiciar relações humanas positivas, enriquecedoras e harmoniosas.

Citando o autor Vygotsky que enfatiza o fator social no brinquedo, demonstrando que, no jogo de papéis, a criança cria uma situação imaginária, incorporando elementos do contexto cultural adquirido por meio da interação e comunicação.

A criança, na brincadeira, experimenta papéis (re) construindo sua realidade, vivenciando sentimentos, comportamentos e fazendo representação do mundo exterior. Assim, o brinquedo constitui-se numa situação em que aspectos como a imitação de condutas sociais novas explorações e relacionamentos interpessoais tornam-se presentes.

A atividade lúdica é uma das formas pela qual a criança se apropria do mundo e pela qual o mundo humano penetra em seu processo de constituição, sendo importante no desenvolvimento de suas estruturas psicológicas. O jogo é considerado como um espaço aberto a experiências de aprendizagem de interação, de sociabilidade, de interpretação e representação de mundo, de criação e construção de significados, além de ser um recurso que oferece situações significativas aos participantes e promove ação, participação e desafios.

Nessa primeira parte os jogos, canções e atividades têm como objetivos incentivar a criatividade; desenvolver o equilíbrio corporal; educar a audição para perceber e diferenciar sons; desenvolver possibilidades motoras e habilidades manuais; reconhecer nomes, tamanhos e cores de frutas e verduras; comparar seus pesos (conceito de grande, médio, pequeno leve ou pesado); iniciar o conhecimento das vogais; melhorar capacidade de atenção; reforçar conceitos de posição no espaço (frente-atrás-acima-abaixo-ao lado-etc).

Segunda parte – Hora do conto com fundo musical

Através de histórias as crianças cantam, aprendem sobre os dentes, entre outras coisas, fazem dramatizações (monólogos dos animais, para gravar e fazer dublagem). Aprendem através de atividades de recorte, desenhos e colagens e através das histórias com fundo musical e dança.

Terceira parte – Cantigas de roda populares do Brasil

É importante valorizar as brincadeiras e brinquedos tradicionais como um símbolo de crescimento na árvore das fantasias infantis.

Cantigas que fazem à alegria da garotada, além movimentar o corpo de maneira sadia, fazendo mímicas, dançando e brincando, estimulam o brincar em grupo, o carinho e a amizade.

Outros trabalhos relacionados

CIDADANIA – DIREITOS POLITICOS E SOCIAIS

Nos países ocidentais dos continentes europeu e americano, a cidadania moderna se constituiu por etapas: depois dos direitos civis, no século 18, vieram os...

Responsabilidade Social

INTRODUÇÃO Responsabilidade social – o novo negócio dos negócios se apresenta como um tema cada vez mais importante no comportamento das organizações, exercendo impactos nos...

COMPORTAMENTO HUMANO

O sociólogo alemão Norbert Elias (1897-1990) interessou-se pela transformação peculiar do comportamento humano e na compreensão de suas causas. O autor procurou evidenciar, em...

ADOÇÃO POR HOMOSSEXUAIS 2/2

Para ver a primeira parte desse trabalho clique aqui conceito e natureza jurídica O termo adoção se origina do latim, de adoptio, significando em nossa língua,...