23.7 C
Sorocaba
sábado, janeiro 25, 2025

Jogos-Canções Divertidas

A primeira parte tem como propósito, através dos jogos-canções:

– Brincar
– Compreender
– Participar
– Compartilhar

Tudo feito de maneira que se possa desfrutar das atividades previstas; compreender e executar tarefas simples; compartilhar propostas lúdicas; desenvolver a psicomotricidade; enriquecer a oralidade; aguçar as percepções; perceber o ritmo e o equilíbrio; integrar o esquema corporal; trabalhar a lateralidade; potencializar distintas possibilidades expressivas; comparar, distinguir, discriminar; desenvolver a sensibilidade; reconhecer e valorizar o ambiente humano e natural para contribuir na construção de uma escala de valores que permitam consolidar princípios de boa convivência.

O brincar é uma atividade que representa uma poderosa ferramenta para estimular na criança o conhecimento, como motivador da curiosidade, a criatividade e a fantasia para propiciar relações humanas positivas, enriquecedoras e harmoniosas.

Citando o autor Vygotsky que enfatiza o fator social no brinquedo, demonstrando que, no jogo de papéis, a criança cria uma situação imaginária, incorporando elementos do contexto cultural adquirido por meio da interação e comunicação.

A criança, na brincadeira, experimenta papéis (re) construindo sua realidade, vivenciando sentimentos, comportamentos e fazendo representação do mundo exterior. Assim, o brinquedo constitui-se numa situação em que aspectos como a imitação de condutas sociais novas explorações e relacionamentos interpessoais tornam-se presentes.

A atividade lúdica é uma das formas pela qual a criança se apropria do mundo e pela qual o mundo humano penetra em seu processo de constituição, sendo importante no desenvolvimento de suas estruturas psicológicas. O jogo é considerado como um espaço aberto a experiências de aprendizagem de interação, de sociabilidade, de interpretação e representação de mundo, de criação e construção de significados, além de ser um recurso que oferece situações significativas aos participantes e promove ação, participação e desafios.

Nessa primeira parte os jogos, canções e atividades têm como objetivos incentivar a criatividade; desenvolver o equilíbrio corporal; educar a audição para perceber e diferenciar sons; desenvolver possibilidades motoras e habilidades manuais; reconhecer nomes, tamanhos e cores de frutas e verduras; comparar seus pesos (conceito de grande, médio, pequeno leve ou pesado); iniciar o conhecimento das vogais; melhorar capacidade de atenção; reforçar conceitos de posição no espaço (frente-atrás-acima-abaixo-ao lado-etc).

Segunda parte – Hora do conto com fundo musical

Através de histórias as crianças cantam, aprendem sobre os dentes, entre outras coisas, fazem dramatizações (monólogos dos animais, para gravar e fazer dublagem). Aprendem através de atividades de recorte, desenhos e colagens e através das histórias com fundo musical e dança.

Terceira parte – Cantigas de roda populares do Brasil

É importante valorizar as brincadeiras e brinquedos tradicionais como um símbolo de crescimento na árvore das fantasias infantis.

Cantigas que fazem à alegria da garotada, além movimentar o corpo de maneira sadia, fazendo mímicas, dançando e brincando, estimulam o brincar em grupo, o carinho e a amizade.

Outros trabalhos relacionados

Inclusão e Corporeidade no Cotidiano

SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO2. DESENVOLVIMENTO INCLUSÃO E CORPOREIDADE NO COTIDIANO DA PRÁTICA DOCENTE3. CONCLUSÃO4. REFERENCIAS5. APÊNDICE 1 – QUESTÃO INDIVIDUAL INTRODUÇÃO O processo histórico revela momentos distintos em...

História de quem Gosta de Brincar

Este trabalho é um estudo bibliográfico, que busca refletir sobre os brinquedos e sua relação com a infância através da brincadeira, do jogo, do...

Poluição por Substâncias não Biodegradáveis

As indústrias e usinas vêem lançando, nas baías e nos rios, um grande número de produtos tóxicos, como metais pesados, pesticidas (usados na agricultura),...

Esportes para Deficientes Visuais

Esta investigação teve como objetivo verificar se os professores de Educação física conhecem as atividades motoras, ou as adaptações destas atividades para a prática...