16.9 C
Sorocaba
quinta-feira, agosto 5, 2021

Jornal Expressa

O que é expresso ao público leitor, através do seu jornal eletrônico, pelo Grupo “A Tarde”, maior jornal diário do Norte Nordeste, localizado em Salvador (BA), e que tem como função social levar informação independente e de qualidade a todos os seus leitores.

O jornal A Tarde eletrônico atinge o seu público, composto na sua maioria por jovens, estudantes e adultos com bom grau de instrução e afeitos a um jornalismo interativo, rápido e de acesso fácil e cômodo.

Para isso, o jornal utiliza além do texto verbal, outras linguagens como vídeo, áudio, imagens, que representam facilitadores e chamarizes, atraindo o leitor para a notícia em si. O uso dessas linguagens modernas, contribui para um melhor entendimento do que se quer comunicar, porém, seu excessivo ou evasivo tem efeito contrário.

No que diz respeito ao texto, o nível de linguagem utilizada no jornal é predominantemente formal, por conta de ser um meio de comunicação de uso geral, sem especificidade, tendo uma função de linguagem referencial, que advém dos fatos acontecidos ou que irão acontecer.

Dentro da sua formatação, o jornal possui quase que todos os gêneros textuais, sendo que nesse comentário iremos nos ater aos gêneros de opinião (artigo), publicidade (classificado) e entretenimento (charge).

O artigo tem como característica o uso da linguagem unicamente verbal, com função referencial e nível formal. Sua estrutura em forma de comentário tem a finalidade de analisar de forma mais esmiuçada e contundente um ou mais fatos acontecidos ou que irão acontecer.

As características do classificado, por sua vez, são as de linguagem verbal e não-verbal, com função expressiva e nível médio-formal, levando ao leitor uma informação que pode ser preciosa, oportuna e explicativa.

Quanto à charge, trata-se do uso de linguagem não-verbal e às vezes verbal, com função metalingüística e nível informal, tendo como finalidade o entretenimento, mas sempre vinculado a um fato acontecido e de conhecimento geral.

O referido jornal cumpre bem a sua função, no sentido de levar informação de qualidade e instantânea aos seus leitores, usando diversos tipos de linguagem e de gêneros textuais, destacando-se as notícias e a publicidade.

Outros trabalhos relacionados

COMENTÁRIOS

Nelson Rodrigues O ex-covarde – Crítica à política, aos jovens e ao combate armado. Gostei muito da frase: “não trapaceio comigo, nem com os outros....

CANDOMBLÉ

APRESENTAÇÃO O trabalho a ser apresentado trata sobre um tema muito polêmico; o candomblé. Esta religião, muito difundida no Brasil, tem forte e decisivas influências africanas;...

Saber Ouvir

OUVIR é uma das mais importantes ferramentas de comunicação. Você é capaz de repetir o que as outras pessoas lhe disseram? Você já ouviu você mesmo? Muitos ouvem...

BOATO

Um tema de difícil entendimento e de fácil apresentação. Se a qualquer momento em nossas vidas ouvirmos alguém falar sobre o boato, teremos logo...