16.7 C
Sorocaba
quinta-feira, junho 1, 2023

Monóxido de Carbono

Autoria: Elton Willian Zemke

A atmosfera de grandes centros comerciais e industriais recebe diariamente toneladas de monóxidos de carbono provenientes de reações de combustão incompletas que se processam em motores de veículos e caldeiras de indústrias.

O maior problema do monóxido de carbono reside no fato de ser um gás extremamente venoso, que interfere no processo respiratório.

O processo respiratório dos vertebrados está relacionado com a hemoglobina, substância presente nos glóbulos vermelhos do sangue. A hemoglobina tem massa molecular da ordem de 66 000 u, o que indica ser constituída por moléculas muito grandes. Entram em sua composição átomos de carbono, hidrogênio, oxigênio, nitrogênio, enxofre, além de quatro íons Fe2+ por molécula. A figura ilustra parte de uma molécula dessa substância.

Quando respiramos, as moléculas de oxigênio (O2) formam ligações com os íons de ferro das moléculas de hemoglobina (Hb). O produto dessa reação é a oxi-hemoglobina (HbO2).

Hb + O2 –> HbO2

A oxi-hemaglobina, levada pela corrente sangüínea, entra em contato com todas as células do corpo. O oxigênio então se desprende e entra nas células para participar de reações químicas que nelas ocorrem. A hemoglobina fica novamente livre, podendo assim ligar-se a outras moléculas de oxigênio. Essa substância é, portanto, uma transportadora de oxigênio no organismo dos vertebrados.

O monóxido de carbono, por processo semelhante, também reage com a hemoglobina, formando carboxi-hemoglobina:

Hb + CO –> HbCO

Existindo monóxido de carbono no ar inspirado, haverá no sangue uma “competição” entre CO e O2 pelas moléculas de hemoglobina. O problema causado por essa competição é o fato dos íons Fe2+ ligarem-se mais fortemente ao CO do que ao O2­. Com isso, as moléculas de hemoglobina que reagem com CO, dificilmente tornam-se livres, perdendo assim sua função transportadora de oxigênio – costuma-se dizer que a hemoglobina fica desativada.

Quando maior a concentração de CO no ar inspirado, maior a quantidade de hemoglobina desativada e, como conseqüência, mais graves os danos causados à saúde (tabelas).

Concentração

De CO (ppm*)
Hemoglobina

desativada (%)
Hemoglobina

desativada (%)
Sintomas

0
50
100
200
300
400
500
600
700
800
900
1000
0
7
14
27
37
45
51
56
61
65
68
70
0 a 1,9
2 a 7,9

8 a 13,9

14 a 26,9

27 a 32,9

33 a 64,9

acima de 65
Nenhum
Diminuição da capacidade visual
Dores de cabeça
Tonturas, fraqueza muscular.
Vômitos

Inconsciência

Morte

* ppm é uma unidade de concentração: indica partes de uma substância existente em um milhão de partes de outra. Os valores numéricos da tabela indicam quantos gramas de CO há em um milhão de gramas de ar.

A análise das tabelas fornece uma série de informações, entre elas: a porcentagem de hemoglobina desativada cresce com o aumento da concentração de CO; uma concentração de 50 ppm de CO desativa 7% de hemoglobina e ocasiona problemas visuais. No entanto, as tabelas não permitem saber quanto de hemoglobina é desativada quando há no ar, por exemplo, 70 ppm de CO. Uma informação desse tipo pode ser obtida através de um gráfico, construído cós os dados da segunda tabela.

(Unidades Modulares de Química, v. II. Gráfica e Editora Hamburg,
São Paulo, Centro de ensino de Ciência de São Paulo, 1986.)

Outros trabalhos relacionados

CENTRIFUGAÇÃO, SIFONAGEM E DESTILAÇÃO FRACIONADA

Centrifugação http://www.youtube.com/watch?v=swq_ZPCLXKg Se quisermos separar rapidamente o sólido de um líquido podemos "acelerar" a decantação. Para isso coloca-se a mistura num aparelho chamado centrífuga, que gira...

Descoberta do Átomo

Introdução: Esse trabalho fala sobre a descoberta do átomo,e seus principais descobridores. Quero por meio dele deixar que o querido leitor venha entender e conhecer um...

FUSÃO NUCLEAR

Fusão nuclear Os fenômenos envolvidos na fusão nuclear constituem o fundamento das reações termonucleares que ocorrem no interior das estrelas. Fusão nuclear é a união dos...

Caracterização de Grupos Funcionais

Autor: Douglas Melo 1 – Introdução Certos compostos orgânicos contêm apenas os elementos carbono e hidrogênio conhecidos por hidrocarbonetos. Estes podem se classificar, segundo a sua...