PERGUNTAS E RESPOSTAS CURIOSAS SOBRE PLANTAS

0
DICAS PARA ANALISAR, COMPREENDER, E INTERPRETAR TEXTOS

É verdade que o girassol segue o sol?
Ao contrário do que se pensa, o girassol não acompanha o trajeto do sol. A engenheira agrônoma Marina Tomioka explica que o girassol é um conjunto de flores (a grande flor amarela que se vê na verdade é formada por várias pequeninas), sustentadas por um pedúnculo. A “grande flor” jamais ultrapassa os 90 graus de inclinação em relação ao solo. Alguém já viu uma delas olhando para o sol do meio-dia?

Existe alguma fruta azul?
De acordo com a engenheira agrônoma Marina Tomioka, as frutas de coloração mais próxima ao azul são as blueberries, originárias dos Estados Unidos. Parentes da amora e da framboesa, elas têm uma cor azul bem escura, tendendo para o roxo ou até para o preto.

Como é chamada a árvore que produz a fruta-do-conde?
Na linguagem científica, segundo a engenheira agrônoma Marina Tomioka, a árvore que produz a fruta do conde chama-se Annosa squamosa. Popularmente, seu “apelido” varia conforme a região do Brasil. Pode ser: pé-de-pinha, pinheira, pé-de-conde, pé-de-ata e ateira.

A azeitona é uma fruta?
A azeitona é o fruto da oliveira, uma árvore originária da bacia do Mediterrâneo. No Brasil, a maior produção desses frutos acontece na cidade mineira de Maria da Fé. Logo depois da colheita a azeitona tem um gosto muito amargo. Por isso, antes de ser ingerida ela é adoçada em um cuidadoso processo, que dura cerca de 40 dias.

Existem plantas carnívoras no Brasil?
Sim. O Brasil tem uma grande quantidade dessas plantas que atraem, prendem e digerem… os insetos. Somos o segundo país em número de espécies (o primeiro é a Austrália). São 4 gêneros de plantas e mais de 100 espécies espalhadas pelo Brasil. Elas vivem em solos úmidos, mas ao mesmo tempo ensolarados. Os planaltos Meridional e Atlântico, do Rio Grande do Sul até a Bahia, contêm várias regiões favoráveis a esses vegetais. Certas porções do litoral e de montanhas também têm plantas carnívoras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui