Pesquisa de Mercado

0
Flat vector illustration of web analytics information and development website statistic - vector illustration

1 INTRODUÇÃO

Hoje a importância de realizar uma pesquisa de marketing em uma empresa ou em qualquer área onde queira obter uma espécie de informação, não trás apenas benefícios para a realização do estudo, mas abre portas para a troca de informação entre funcionários e empresa, docentes e faculdades, enfim para qual for o intuito de uma pesquisa ela servira como base de informação.

A troca de informação que ocorre em pesquisa de marketing se remete não apenas nos dados que ela fornece, mas também o que ele transforma em informação para o desenvolvimento do trabalho, da melhora da empresa ou na colocação de um novo produto no mercado.

Pelo simples fato de poder contar com a pesquisa de marketing na elaboração e realização da pesquisa sobre o grau de satisfação das pessoas entrevistadas pode-se exerce na prática o que ainda muitos apenas vivência apenas na teoria.

O desenvolvimento da pesquisa a ser realizado tem como principal objetivo, demonstrar como é fundamental a realização desta em diversas áreas para descobrir pontos fortes e fracos, ou até mesmo em saber se é viável ou não o lançamento de produtos novos, as tendências e mercado, as necessidades de consumidores, sua satisfação enfim, para qual for à atividade exercida é sempre importante empregar uma determinada pesquisa.

A experiência dessa pesquisa faz com que se deixe de viver apenas a teoria estudada até então, para realizar na prática esses fundamentos.

PESQUISA DE MARKETING

A pesquisa de mercado tem sua importância antes de iniciar qualquer negocio, mas em muitos casos não é levado tão a sério como se deveria. Porem nos dias atuais as empresas para sobreviver ou até mesmo para iniciar uma atividade deve ter alicerce todo voltado para a pesquisa de Marketing, onde se tem toda a informação da tendência e exigência do mercado consumidor.

A pesquisa de Marketing visa diminuir dificuldades iniciais espantando o achismo e tendo dados sólidos obtidos através de pesquisa com consumidores concorrentes e fornecedores.

Por isso as empresas têm sempre que estar inovando mediante necessidades que o cliente apresenta ou que o mercado ainda não tem a oferecer.

Enfim pesquisa é querer estar sempre em dia com a necessidade e a satisfação do cliente.

A pesquisa de Marketing é considerada como um instrumento verificador de sensibilidade, sensação necessidade que o cliente demonstra, pois a pesquisa fornece informações a respeito não só do cliente e consumidores, mas também dos concorrentes e muitas vezes as mudanças de tendências que ocorre no mercado.

Sua finalidade muitas vezes é avaliar necessidades de informações e auxiliar de forma a melhorar a tomada de decisão em diversas áreas da empresa e principalmente no Marketing.

A pesquisa de Marketing tem seu papel fundamental na empresa porque visa coletar dados pertinentes e transformá-los em informações que venham a ajudar os gestores de Marketing na solução de problemas.

Segundo Mattar (2005) pesquisa de Marketing é a função que liga o consumidor, cliente e o publico ao marketing através da informação, sendo está muitas vezes usada para identificar e definir as oportunidades.

Pesquisa de marketing é a investigação sistemática, controlada, empírica e critica de dados com o objetivo de descobrir e de descrever fatos e ou de verificar a existência de relações presumidas entre fatos ou variáveis referentes ao MKT de bens, serviços e idéias e ao MKT como área de conhecimento de administração. ( Mattar, 2001p 15)

As informações que são coletadas nas pesquisas são usadas de forma a avaliar a ação de Marketing, monitorar o desempenho de Marketing e aperfeiçoar o entendimento de Marketing como um processo.

Existe a denominação de pesquisa de mercado e pesquisa de Marketing sendo que a primeira restringe o seu foco ao mercado da empresa ou de um produto seu já a segunda compreende a pesquisa de todo tipo de dado, incluindo os elementos abrangidos pela pesquisa do mercado, como: levantamento de marcado, pesquisa de demanda e de vendas entre outros.

Então pesquisa de mercado e pesquisa de marketing não são sinônimos, pois o escopo da pesquisa de marketing é muito amplo e inclui a da pesquisa de mercado.

ETAPAS DE UMA PESQUISA DE MARKETING

Segundo Mattar (2005) o processo de pesquisa de Marketing compreende quatro etapas, sendo: formulação do problema, planejamento, execução e comunicação dos resultados.

Na fase de formulação do problema consiste na correta identificação do problema de Marketing que se pretenda resolver. Na fase seguinte o planejamento se tem a definição dos objetivos da pesquisa e de toda sua operacionalização de seja de como irá transcorrer.

Já na fase de execução a pesquisa de subdivide em três partes: a preparação do campo, a realização do campo e o processamento analisem interpretação e conclusão.

Preparação do campo corresponde a um pré-teste e reformulação do instrumento de coleta de dados, a divisão das tarefas o treinamento de equipe entre outros preparativos. A realização do campo pode-se definir o local estabelecido para a coleta dos dados da pesquisa. Já o processamento, analise e conclusão são a capitação desses dados e a transformação deles em informações de marketing que podem solucionar ou ajudar na solução do problema que deu origem à pesquisa.

E por fim concluímos a etapa de pesquisa de marketing com a comunicação dos resultados que é a apresentação escrita ou verbal das principais descobertas da pesquisa realizada, gerando assim soluções que possam somar o problema que levou a realização de tal pesquisa.

As etapas, as fases e os passos da pesquisa são apresentados de forma seqüencial por uma questão meramente didática onde uma fase necessariamente necessita e completa a outra, tornando-se assim mais fácil de chegar ao problema a ser solucionado.

CLASSIFICAÇÃO DOS TIPOS DE PESQUISA

Existem muitas formas em que se classificam umas pesquisas cada autor tem um parecer em relação aos vários tipos de pesquisa. Para Mattar (2001) a classificação adotada tem como inicio o objetivo e o grau do problema a ser pesquisado e para isso ele utiliza tais classificações pesquisa exploratórias, pesquisas descritivas e pesquisas casuais.

Segundo Mattar (2001) as pesquisas exploratórias visam familiarizar e elevar o conhecimento e compreensão de um problema de pesquisa, auxiliar a desenvolver a formulação mais precisa do problema de pesquisa entre outros. Para isso são realizados diversos métodos para alcançar os objetivos tendo alguns deles; o levantamento em fontes secundárias, levantamentos de experiências, estudo de casos selecionados e observação informal.

Levantamentos em fontes secundárias são realizados e adquiridos através dos levantamentos bibliográficos de documentos, de estatística e de pesquisas realizadas.

Levantamentos de experiências são feitos através de entrevistas individuais ou em grupo realizados com expectativas ou conhecedores do assunto para se obter sucesso é necessário ter uma escolha cuidadosa das pessoas a serem entrevistadas.

Estudo de caso selecionado é uma técnica que estimula a compreensão e sugeri hipóteses e questões para pesquisa.

E por fim a observação informal nesse tipo de processo de pesquisa é a percepção e retenção do que é observado é muito pequena e que depende muito da percepção do observador.

Pesquisas conclusivas descritivas segundo Mattar (2001) têm objetivos bem definidos procedimentos formais serem bem estruturados e dirigidos para a solução do problema ou avaliação de alternativas de cursos de ação. Algum método desse processo compreende entrevistas pessoais, entrevista por telefone, questionários por correio, questionário pessoais entre outros.

Já a pesquisa conclusiva para Mattar (2001) é direcionada para tipos de pesquisas mais casuais que possa vir agregar valor ao produto como: alteração de preço de um produto, escolha do nome para um novo produto, escolha de uma nova embalagem entre outros.

Se observar bem a pesquisa de marketing é o papel fundamental que ela desempenha não só na vida da empresa, mas no produto que ela torna publico, pois através da pesquisa de marketing cliente e consumidor podem conhecer mais o produto e citar sugestões que possam ser agregados a melhora do produto.

Já as medidas e instrumentos usados na coleta de dados que foram descrita só facilitam e asseguram melhor a verdades e autenticidades dos dados recolhidos e apresentados por ela.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Sem dúvida nenhuma, acredita-se que esta pesquisa de marketing para avaliar a satisfação das pessoas em seus respectivos trabalho não foi só a titulo de pesquisar um assunto fez com que se analisassem os dados e deles retirassem informações que no caso de uma empresa estar analisando a satisfação de seus funcionários notaria que poderia haver mudanças para melhorar o grau de satisfação dos funcionários.

A pesquisa contribuiu por demais com a aprendizagem, pois subsidiou de informações reais sobre o processo de coleta de dados que pode-se ser empregado na analise final do trabalho. Com isso teve-se a oportunidade de evidenciar na prática a teoria aprendida em sala de aula e pesquisa realizada em livros.

Desenvolver esse trabalho fez com que consegui-se aperfeiçoar os conhecimentos já adquiridos e também experiência graças à pesquisa e entrevistas realizada como os alunos da Fafijan.

Foi uma tarefa instigante, e muito importante, que desafiou a capacidade e criativa de poder realizar uma pesquisa como esta, porém, de todas as etapas concluídas neste trabalho fica na certeza que todo esforço atribuído a este trabalho nos resultou em conhecimentos não vivenciados na prática, mas que nos atribuiu uma experiência ainda não trabalhada.

REFERENCIAS

MATTAR, Fauze Najib – Pesquisa de Marketing: Metodologia, Planejamento. 6 ed. São Paulo; Atlas 2005. Pesquisa de Marketing edição Compacta 3 ed. São Paulo: Atlas 2001

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui