17.9 C
Sorocaba
domingo, outubro 13, 2024

MARKETING PESSOAL

Segundo Kotler, o Marketing Pessoal será a ferramenta que irá impulsionar as pessoas dentro da organização. Onde cada mudança que ocorrer será levado em consideração o perfil do funcionário, sua apresentação, o seu comprometimento e a sua conduta ética.

O Marketing Pessoal questiona desde pensamentos à atitudes, a apresentação, comunicação, a ética, a capacidade de liderar, de se auto-motivar, de motivar as pessoas, ou seja, é expor-se diante das oportunidades para que as pessoas retenham sua imagem e possam convidá-lo a fazer parte de seus planos.

Um dos principais problemas do Marketing Pessoal é o exibicionismo. Algumas empresas valorizam o trabalho árduo e qualquer símbolo de status, mesmo que em termos de preparo técnico, acaba surtindo efeito negativo.

Enquanto para as empresas o Marketing tem a ver com a conquista e manutenção de clientes, o Marketing Pessoal tem a ver com a imagem que você mesmo projeta no mercado, ou seja, você sendo o seu principal cliente, como você está e o que está fazendo por você mesmo. Indo um pouco além, o que as pessoas irão perceber do que você projeta.

Marketing pessoal não é algo que você tem ou não tem, como um dom ou talento; é um processo contínuo de conquistas que gera, como conseqüência, o valor que você passa a ter no mercado.

Você é um produto. Preste atenção nos principais atrativos de um bom produto. “Ele tem que ter conteúdo bom, qualidade e embalagem primorosa (de acordo com o gosto do mercado). A maneira que se expõe (a vitrine) e chega ao mercado (logística) de vê ser muito bem estudado”.

Para desenvolver o Marketing Pessoal, como primeiro passo, deve-se possuir um planejamento pessoal do que quer ser, estar, ocupar, num determinado período de tempo; possuir objetivos, definindo prioridades, caminhos, recursos, meios etc., para que estes sejam alcançados, ou seja : as ferramentas necessárias; é relevante definir quantitativamente, objetivos e metas, com cronograma pré-definido.

Ninguém é sozinho e nada se consegue só. Cada vez mais as pessoas precisam da colaboração das outras. É importante saber a quem pedir e a quem ajudar, no decorrer de sua trajetória.

Sentir a colaboração faz ver além de uma função, e a ação conjunta, integrada, permite quebrar barreiras com maior facilidade. Conhecer a capacidade de colaborar faz descobrir outras necessidades e valores.

A partir do momento que se instaura uma credibilidade em relação a uma pessoa, isso passa a ser projetado em tudo que ela vier a produzir.

O que interessa no Marketing Pessoal é a consciência de que os espaços existem e que precisam ser ocupados. Só depende do comportamento de cada individuo.

Bibliografia:

KOTLER, Philip. Administração de Marketing. São Paulo: Prentice-Hall, 2004. 764 p

Outros trabalhos relacionados

Estratégia de Marketing

A palavra "estratégia" tem muitas definições, BEAUFRE-1982. A palavra estratégia tem sua origem na concepção militar. Vem do grego "strategos", que significa General. As diversas...

A IMPORTÂNCIA DO MARKETING PARA AS EMPRESAS

A IMPORTÂNCIA DO MARKETING PARA AS EMPRESAS As Técnicas mercadológicas adquiriram tal abrangência no mundo contemporâneo que são utilizados, em qualquer sistema econômico social, tanto...

O CALDO NOBRE DA GALINHA AZUL X UM DIFERENCIAL INTELIGENTE

Durante um longo período, o segmento de caldos de galinha para enriquecer o sabor de alimentos no Brasil, com produtos vendidos na forma de...

MERCADOLOGIA

MERCADOLOGIA As técnicas mercadológicas adquiriram tal abrangência no mundo contemporâneo que são utilizadas, em qualquer sistema econômico ou social, tanto por empresas comerciais como por...