22.8 C
Sorocaba
sábado, fevereiro 4, 2023

A importância da Psicomotricidade no desenvolvimento da criança

A psicomotricidade e uma pratica pedagógica que visa contribuir para o desenvolvimento integral da criança no processo de ensino aprendizagem através do seu corpo e seus movimentos o trabalho inicial da psicomotricidade e levar a criança a sentir o seu corpo e espaço como um todo.
sabe-se que a psicomotricidade ultrapassa os problemas motores e é essencial por ser nos primeiros anos da sua vida que a criança busca experiências no seu próprio corpo, formando conceitos e organizando o esquema corporal, tomando consciência das possibilidades e conhecimentos corporais, tempo e do espaço onde vive. .                                                                                                        
A psicomotricidade oferece a criança o desenvolvimento dos domínios psicomotor cognitivo,social e afetivo, procurando promover através de atividades lúdicas e expressivas, jogos, musicas, danças e brincadeiras como um recurso pedagógico e que seja um processo de ensino aprendizagem significativo.
Para LE BOULCHE (1986) A psicomotricidade e hoje concebida pela integração superior da motricidade, produto de uma relação entre a criança e o meio é instrumento através do qual a consciência se forma e se materializa. 
E importante para a criança nesta fase da sua vida o desenvolvimento e ajustamento da psicomotricidade sobre diversas formas, respeitando suas limitações, também deve ser levado em consideração os fatores socioculturais pois cada criança possui um ritmo individual de aprendizagem, isso deve ser respeitado porque é a partir dessa experiência que formara a sua  personalidade, neste trabalho será trabalhado a teoria de piaget e Lê Boulche que contribuirá para o processo do desenvolvimento do presente estudo.

PROBLEMA

A criança de 0 a 5 anos tem necessidade do desenvolvimento psicomotor que a levará ao aprendizado da fala e da escrita porem vemos pouca atividade dirigida para essa criança. Como poderá ser oportunizado atividade que venha de encontro com a necessidade de cada criança.

Objetivo:

Ao Investigar a importância da psicomotricidade no desenvolvimento da criança de 0 a 5 anos, tendo como objetivo maior identificar os benefícios de jogos e brincadeiras psicomotores os quais contribuem com os métodos educacionais, recursos tecnológicos e materiais didáticos que atendam aos interesses a as necessidades da criança e trabalhem sua globalidade respeitando seus limites e potenciais, favorecendo o seu desenvolvimento corporal e cognitivo.

JUSTIFICATIVA

Ao trabalhar com a criança percebe-se que ela apresenta varias dificuldades motoras e cognitivas,em seus primeiros anos de vida e quando entra na fase escolar,. Para realizar a educação psicomotora na primeira infância, é preciso incentivar a prática do movimento em todas as etapas de sua vida. 
Durante o processo de aprendizagem da criança, o professor precisa desenvolver atividades que proporcione o conhecimento e o domínio do seu próprio corpo, sempre utilizando de elementos básicos da psicomotricidade sendo esses o desenvolvimento da lateralidade, esquema Corporal, estruturação Espacial, orientação temporal e espacial. O lúdico também vai propiciar experiências e vivencias enriquecedoras, formando estímulos capazes de levar a criança a interagir com suas funções psíquicas e motoras em forma de socialização com o meio, fundamentais para o processo de aprendizagem;.
Visto que as crianças não podem pular as fases pretende-se estudar o desenvolvimento de cada fase para chegar a uma conclusão sobre a importância do desenvolvimento da aprendizagem psicomotora da criança, buscando atividades que favoreçam no progresso de suas capacidades e necessidades aprendendo a conhecer o próprio corpo e seu meio físico e social, será utilizando de materiais didáticos e recursos tecnológicos, a fim de promover um desenvolvimento pleno.

Outros trabalhos relacionados

Perspectiva de Revistas do Centro de Ciências da Educação

O artigo do professor de Mestrado em Ciências da Linguagem da universidade do Sul de Santa Catarina UNISUL, Adair Bonini, aborda as metodologias do...

Inseminação Artificial Homóloga

Trata-se de estudo dirigido sobre os efeitos do reconhecimento da paternidade presumida nos casos de inseminação artificial homóloga após a morte do pai e...

Como Funciona a Insuficiência Cardíaca Congestiva

Introdução A insuficiência cardíaca, ou insuficiência cardíaca congestiva (ICC), é uma doença muito comum, que atinge aproximadamente 4,8 milhões de pessoas. Enquanto outras doenças cardíacas...

A Ciência

Todo se humano, de uma forma ou de oura, acumula conhecimentos, ou, em outras palavras, todos têm memória, todos guardam lembranças.Qualquer pessoa, mesmo sem...