ANALISANDO O PRODUTO: REFRIGERANTE DOLLY

0
DICAS PARA ANALISAR, COMPREENDER, E INTERPRETAR TEXTOS

ANALISANDO O PRODUTO: REFRIGERANTE DOLLY

Introdução

As empresas necessitam adaptar-se, o quanto antes, ás exigências do mercado, aprendendo a considerar sua função, não a produção de bens e serviços, mas a aquisição de clientes. Para tal, é necessário definir o seu negócio não em termos de produto específicos, mas considerando a necessidade e anseios dos clientes. Desta forma, um requisito importante é o uso integrado de todo instrumental de marketing – Promoção, Preço, Produto e Pontos de Distribuição.

Empresa

DOLLY – Uma empresa com a missão de oferecer o melhor

Histórico

Uma marca 100% nacional no mercado de refrigerantes desde 1987, a Dolly destaca-se pela qualidade de seus produtos e, principalmente, por ser a pioneira no mercado de refrigerantes dietéticos no Brasil. A preocupação com esta qualidade começa na escolha da matéria-prima adquirida pelos melhores fornecedores do mercado.
Com uma equipe de profissionais de alto nível e ampla experiência no mercado, os refrigerantes Dolly são comercializados em todo o país. Toda a produção conta com tecnologia de ponta, tanto na área industrial como no controle de qualidade, atendendo aos rigorosos padrões do Ministério da Agricultura e da Saúde.

1 – PRODUTO

1.1 Dolly Guaraná

É produzido com um concentrado a base de extrato e aroma natural de guaraná, possui em sua composição alguns aditivos como Ácido Ascórbico (vitamina C) e benzoato de sódio (conservante). “Nativo da floresta amazônica, o guaraná se adaptou e passou a ser cultivado em várias regiões do Brasil”. Porém, muitas pessoas não conhecem o poder do extrato do guaraná. Além de agir como forte estimulante, acredita-se que o guaraná seja também regulador intestinal, tônico cardiovascular, reparador da fadiga e até afrodisíaco.

1.2 Diet Dolly Guaraná

Produzido com extrato e aroma naturais de guaraná, o primeiro diet brasileiro tornou-se uma unanimidade ao conquistar paladares mais exigentes. Seu sabor permanece delicioso, mesmo sendo dietético, mantendo o padrão do Dolly Guaraná.

1.3 Dolly Limão

Produzido com suco concentrado e clarificado de limão, aroma natural de limão e aditivos como conservantes e acidulante. Os processos de seleção e extração do suco são idênticos aos do Dolly Laranja. A quantidade de vitamina C no suco de limão varia entre 22 a 29 mg/ 100ml.

1.4 Deit Dolly Limão

É produzido com suco concentrado e clarificado de limão, aroma natural de limão e aditivos como conservantes e acidulante. Os processos de seleção e extração do suco são idênticos aos do Dolly Laranja. A quantidade de vitamina C no suco de limão varia entre 22 a 29 mg/ 100ml.

1.5 Dolly Cola

É produzido a partir de concentrado natural de cola, com aromas e extrato de noz de cola. Como todos os produtos da linha Dolly, o Dolly Cola passa por rigorosos controles de qualidade, que asseguram seu delicioso sabor.

1.6 Deit Dolly Cola

Produzido a partir de concentrado natural de cola, com aromas e extrato de noz de cola. Como todos os produtos da linha Dolly, o Diet Dolly Cola passa por rigorosos controles de qualidade, que asseguram seu delicioso sabor.

1.7 Dolly Laranja

É produzido com suco concentrado e congelado de laranja, aroma natural de laranja e aditivos. Este suco é obtido de frutas selecionadas a partir de processos tecnológicos adequados. Após a seleção, a fruta é lavada em água clorada, seguindo para o processo de extração, que seleciona o suco da parte interna da fruta com mínimo contato com a casca, que também é rica em óleos essenciais aromáticos. Do suco também é extraída sua polpa ou fibra, para que em seguida seja concentrada em modernos evaporadores, que são aparelhos que retiram a água do suco. A quantidade de vitamina C no suco de laranja é de 45 a 53 mg/ 100ml.

1.8 Dolly Uva

É produzido com suco concentrado e clarificado de uva, aroma e aditivos como conservantes e acidulantes. Para a obtenção do suco de uva, a fruta é selecionada e lavada em água clorada, seguindo para o processo de despolpamento onde separa-se o suco das sementes. Logo após, o suco recebe tratamento enzimático, sendo em seguida filtrado para a separação total dos fragmentos de polpas e colóides (pectinas naturais). Após a separação dos fragmentos, o suco é concentrado em modernos evaporadores, que extraem sua água. O suco de Uva é rico em pigmentos naturais vermelhos, que são responsáveis por aquela coloração típica dos concentrados naturais de uva.

1.9 Deit Dolly Uva

Lançado em 2007 o Diet Dolly Uva é produzido com Suco Concentrado de Uva Clarificado, assim como nos outros sabores Diet este também, contém como adoçante CICLAMATO E SACARINA. Mais uma opção deliciosa que a Dolly preparou para seus consumidores.

1.10 Água S.Thomas Limão

Refrigerante levemente gaseificado com suco concentrado de limão, este possui baixas calorias e também é adoçado, com CICLAMATO E SACARINA. Produto lançado em 2007 superou as expectativas dos clientes Dolly, St Thomas Limão, veio para aumentar nosso leque de produtos e teve uma ótima aceitação de mercado.

2 – PROMOÇÃO

Informações sobre novos produtos podem estimular um desejo por esses produtos, enquanto que as informações contextuais podem influenciar a avaliação e a seleção, ao passo que a interação positiva com a organização pode desenvolver satisfação e lealdade.

Desta forma, a empresa utilizou-se de recursos de mídia para induzir os consumidores a sansão de prazer e satisfação diante do consumo de seus produtos.

2.1 Mídia

TV Comercias

– Dolly Natal,
– Dollynho,
– Deit Dolly,
– Dias da Crianças e Pascóa.

TV programas

– Super Pop,
– Bom Dia Mulher,
– TV Fama,
– Encontro Marcado.

2.2 Impressos

2.3 Eventos,Bliz Dolly Show

2.4 Garota Dolly

2.5 Musica MP3

1 – Feliz Ano Novo ( 10:32 )
2 – O Melhor ( 7:51 )
3 – Dolly Carnaval ( 2:03 )
4 – Boas Festas do Dollynho ( 3:44 )
5 – O Melhor do Natal ( 6:08 )
6 – Noite Feliz ( 6:08 )
7 – Feliz Aniversário ( 3:40 )
8 – Dolly Lounge ( 10:06 )

2.6 Outdoors

2.7 Projetos promocionais

Dollynho

A Dolly desenvolve um projeto que promove a visitação diária de grupos de crianças de escolas, entre 6 e 10 anos. Além de conhecerem o processo de fabricação dos refrigerantes, estas crianças passam a ter noções sobre preservação do meio ambiente. Todas as atividades são realizadas de forma lúdica e recreativa.

3 – PREÇO

A empresa aplicou um conceito de preço, diferente das orientações conceituais de marketing, onde um produto para que tenha boa qualidade e aceitação no mercado, obrigatoriamente deverá possuir um preço elevado. Ao contrário, a DOLLY, investiu em uma classe social, mais baixa, porém volumosa e formadora de opinião, que ajudasse a construir uma relação de compromisso e continuidade entre o produto e o consumidor.

Exemplo de Preço Praticado:

R$1.45 2Litros / R$0,89 350ml

4 – PONTOS DE DISTRIBUIÇÃO

A estratégia inteligente da empresa foi definir que o produto estaria disponível onde nenhum outro tipo igual estivesse presente, ou seja, chegar a pontos, onde os concorrentes consideravam insignificantes à cadeia de vida do produto concorrente.

Desta forma, em um período menor do que o previsto foi possível, estar presente em diversos estados, fazendo parte da mesa do consumidor final das classes média / baixa, que neste país são a grande maioria.

– Supermercados
– Armazém
– Bares
– Restaurantes

Referência

Jornal do Marketing
www.dolly.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui