18.9 C
Sorocaba
quarta-feira, maio 31, 2023

PREVIDÊNCIA PRIVADA

PREVIDÊNCIA PRIVADA

1. Que é a Previdência Privada?

A previdência privada é uma forma de poupança de longo prazo para evitar que a pessoa na aposentadoria sofra uma redução muito grande de sua renda. Qualquer pessoa que receba mais do que o teto de benefício da Previdência Social (INSS) deve se preocupar em formar uma poupança, seja através da previdência privada ou de recursos administrados por sua própria conta.

Tecnicamente falando, o processo de poupança consiste de duas fases. Na primeira, o poupador acumula um capital, durante todo esse processo, este capital receberá rendimentos. Na segunda fase, que coincide com a aposentadoria para a maioria das pessoas – mas não necessariamente, é o momento de receber os benefícios.

Regra geral, nesta fase, o poupador não faz novas acumulações, embora continue se beneficiando do rendimento sobre o capital acumulado. Naturalmente, o valor dos benefícios deve ter uma relação de proporção com o capital acumulado. Quanto maior, o capital, maior, o benefício.

A forma de fazer este cálculo é bastante complexa, mas, de uma forma simples, é fácil entender que os saques mensais, aqui chamados de benefícios, devem ter uma relação com o capital acumulado. Não é possível fazer, saque expressivo sobre o capital sem correr o risco de o dinheiro poupado acabar muito rápido.

Em suma, previdência privada, também chamado de Previdência complementar, é uma forma de seguro contratado para garatir uma renda ao comprador ou seu beneficiário. Os valores do prêmio é aplicado pela entidade gestora, que com base em cálculos atuariais, determina o valor do benefício. No Brasil pode ser do tipo aberta ou fechada.

Previdência Complementar Fechada

Os planos de Previdência Fechados são, necessariamente, destinado a empresas ou associações, onde o grupo de funcionários ou associados, contribui para formação de um fundo de pensão, gerido por entidades sem fins lucrativos. São normatizados e fiscalizados pela Secretaria de Previdência Complementar.

Previdência Complementar Aberta

O sistema de previdência aberta é um plano em que qualquer pessoa (mediante subscrição do risco pelo segurador) pode ingressar, individualmente. As empresas de previdência aberta são fiscalizadas pela Susep. No Brasil não é mais possível que uma empresa de previdência privada aberta seja sem fins lucrativos.

BIBLIOGRAFIA

www.previdencia.gov.br

SCALZARETTO, Reinaldo. Geografia Geral: Nova geopolítica. Scipione, São Paulo, 1993.

SANTOS, Milton e outros. O novo mapa do mundo: Fim do século e globalização. 3ª ed. Hucitec, São Paulo, 1997.

BSENE, Euftaquio e João Carlos Moreira. Geografia Geral e do Brasil. Scipione, São Paulo, 1998.

Outros trabalhos relacionados

A HISTÓRIA DA COLA-COLA

A História da Coca-cola RESUMO: Em 1886, nasceu a empresa Coca-Cola, marca que se tornaria ícone mundial de sucesso de vendas. John Pemberton, um farmacêutico de...

Transporte da Cana de Açucar

sumário1 INTRODUÇÃO2 TEMA3 OBJETIVOS3.1 OBJETIVO GERAL3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS4 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS4.1 CAMPOS DE ESTUDO4.2 INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS5 APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DA REALIDADE OBSERVADA6...

MUDANÇAS NAS ORGANIZAÇÕES: IMPRESCINDÍVEIS E DESAFIADORAS

AMILTON BRASIL MUDANÇAS NAS ORGANIZAÇÕES: IMPRESCINDÍVEIS E DESAFIADORAS. SALVADOR 2009 UNIJORGE AMILTON BRASIL INTRODUÇÃO É notório que o ambiente de negócios está cada dia mais complexo. Cada vez mais há uma...

Economia Política

SUMÁRIO IntroduçãoSocial – Democracia Estado de Bem-estar socialTerceira viaRespostas das questões 2 e 3ConclusãoBibliografia INTRODUÇÃO Este trabalho tem como objetivo conhecer as doutrinas / ideologias político-econômicas, como...