Processos de Comunicação Escrita

0
DICAS PARA ANALISAR, COMPREENDER, E INTERPRETAR TEXTOS

A literatura é belíssima mas grande parte dos brasileiros não sabe ler nem distinguir as suas formas de expressão mas mesmo assim convivem com ela diariamente. Imagine uma partida de futebol onde encontramos: O NARRADOR que expõe o jogo com toda a sua FUNÇÃO EMOTIVA do gol e o COMENTARISTA que descreve todas as jogadas usando uma LINGUAGEM REFERENCIAL chegando a usar a DISSERTAÇÃO no final das jogadas, um exame crítico com a finalidade de instruir ou emitir um juízo técnico e até uma opinião pessoal do assunto que foi narrado.

Como todo escritor e mesmo o locutor que passa informações pelo rádio, eles formam em sua tela mental: A DELIMITAÇÃO DO TEMA para definir a introdução (núcleo-frasal), o desenvolvimento (histórico e argumento) e a conclusão (concorda ou discorda) que conserva a sequência lógica da INTRODUÇÃO e do DESENVOLVIMENTO. Nada pode fugir desta lógica pois somente assim a imagem visual e racional vai tomando forma na cabeça do leitor e ele vai compreendendo a mensagem por meio da decodificação de cada palavra em seu significado .

Por que bater tanto nesta estrutura? Porque ela é o porquê de toda aplicação da técnica redacional para montagem de um texto descomplicado, sem tensão, sem insegurança e sem expressividade.

Isto vale para todas as técnicas redacionais.

Observe o valor da estruturação redacional:
O Delgado prendeu o ladrão em sua casa. (Faltou clareza! No emprego do Hiperbato ocorreu na verdade um vício de linguagem: a SÍNQUISE);
Vamos sair para fora! (Faltou concisão! Surgiu uma Tautologia ou Perissologia)
Eu vi ela correndo para mim (Faltou Harmonia! Mas ninguém escapa de uma cacofonia…)

Vejam sempre as Dicas de Português que são as preciosidades da Gramática e seus professores são grandes mestres que devem ser lidos e homenageados.

A ARGUMENTAÇÃO
– Sim (Assertiva);
– Não (Refutação);
– Livre (Sim ou Não; Nunca Talvez).

A ORTOGRAFIA
É a chave de uma redação segura.
Cuidado com s, sc, ss, ç, z, sç, c, xc, x e xs.

Exceção, excesso, ascensão, abscesso.

A ANÁLISE LINGUÍSTICA: FONÉTICA, PROSÓDIA E ORTOEPIA.
A ANÁLISE SINTÁTICA E A ORDENAÇÃO DOS PERÍODOS.

Novamente eu aconselho sempre a redigir e estudar a Gramática. Vejam as Dicas de Português e de Literatura. São importantíssimas. Existem umas Dicas de Português no Correio Brazilienseque são ótimas!

Autor: Prof. Adilson Torquato

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui