30.6 C
Sorocaba
sábado, abril 13, 2024

REFORMA ORTOGRÁFICA

O que é?

O Acordo Ortográfico da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) visa padronizar a ortografia do português nos oito países que possuem essa língua como pelo menos uma das oficiais. Os países membros da CPLP são: Brasil, Portugal, Timor Leste, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.

Por que padronizar?
A padronização da ortografia supostamente favoreceria a Promoção da Língua Portuguesa no mundo. Facilitaria seu estudo e seu uso por estrangeiros em qualquer um dos oito países de língua portuguesa. Traria, de certa forma, uma identidade lingüística lusófona a esses países e a seus falantes.

Sai ou não sai?
A primeira tentativa de acordo foi em 1990. Até hoje, os países ainda não efetivaram as mudanças. Um Protocolo Modificativo foi redigido para que o acordo pudesse ser aprovado contendo a retificação de apenas 3 países da CPLP.

O Acordo já está ratificado, mas falta ainda que cada país ratifique seu protocolo modificativo. No Brasil, o Acordo está para entrar em vigor a partir de 2008.

Período de transição
É claro que não deveremos mudar nossa escrita da noite para o dia. Está previsto um período de transição para que as pessoas se acostumem com a nova ortografia e as editoras possam atualizar suas publicações.

Nas escolas
Luís Fonseca, secretário-executivo CPLP, diz que nos primeiros anos não haverá reprovações nas escolas por problemas de hifenização ou acentuação (em relação às novas regras). Ainda mais porque apenas 1,5% das palavras, no máximo, sofrerão alguma modificação com o Acordo.

Outros trabalhos relacionados

IMPERATIVO

É o modo verbal que indica ordem, convite, pedido. - Imperativo afirmativo: Não possui a 1º pessoa do singular. A 2º pessoa do singular e...

NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO – ACENTO DIFERENCIAL

NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO - ACENTO DIFERENCIAL Perdem o acento gráfico as palavras paroxítonas que, tendo vogal tônica aberta ou fechada, são homógrafas, ou seja, têm...

Exercicios de Portugues

1) Responda as questões 1 a 5 com base no texto abaixo: 01 Não há dúvida de que os remédios de hoje 02 tem melhor aparência...

LINGUAGEM E LÍNGUA

Linguagem Linguagem é a representação do pensamento por meio de sinais que permitem a comunicação e a interação entre as pessoas. -Linguagem verbal: é aquela que...