22.8 C
Sorocaba
sábado, fevereiro 4, 2023

Rnp – Guia html Avançado

Autoria: Diogo Pepe

Extensões do Netscape

Este documento é uma tradução e adaptação do documento disponível em
(http://home.mcom.com/assist/net_sites/html_extensions.html)

A Netscape Communications desenvolveu uma série de extensões específicas, seguem algumas abaixo.Um documento completo sobre estas extensões está disponível na Netscape.Com, em:
(http://home.mcom.com/assist/net_sites/html_extensions.html)


A netscape desenvolveu 5 novas tags para serem aplicadas junto à marcação HR (horizontal rule)


A tag SIZE define a largura da linha horizontal.


A linha padrão ocupa toda a extensão da tela. Com esta Tag é possível determinar o percentual de ocupação da tela de um linha.


Assim é possível alinhar linhas horizontais que não ocupem toda a tela, seja à direita, à esquerda, ou centralizadas.


Produz uma linha realmente sólida, sem nenhum tipo de sombra.

    • Utilizando-se as extensões TYPE=disc, TYPE=circle, or TYPE=square é possivel definir o formato do indicador de uma lista não numerada (UL)

      1. Da mesma forma, é possível definir o tipo de algarismos em listas numeradas, usando as extensões:

(TYPE=A) para letras maiúsculas
(TYPE=a) para letras minúsculas
(TYPE=I) para numerais romanos grandes
(TYPE=i) para numerais romanos pequenos
(TYPE=1) números padrão

Para listas que devem começar com valores diferentes de 1, pode se usar a tag START. Por exemplo, START=5 vai exibir ‘E’, ‘e’, ‘V’, ‘v’, or ‘5’ de acordo com a tag TYPE.

    1. À marcação LI também podem ser atribuidas extensões TYPE, como em UL e OL, conforme explicado acima. Para listas numeradas pode ser usado VALUE para atribuir um valor a um item.


      A marcação ALIGN=left fará com que os demais elementos sejam alinhados à direita e abaixo da imagem. Assim é possível fazer um texto contornar uma figura alinhada a esquerda da página. ALIGN=right se comporta de modo semelhante, mas na borda direita da tela.

      As novas extensões para HTML do NETSCAPE possibilitam ainda: ALIGN=top, ALIGN=texttop, ALIGN=middle, ALIGN=absmiddle, ALIGN=baseline, ALIGN=bottom e ALIGN=absbottom, permitindo refinamentos no controle de alinhamento.


      As marcações WIDTH e HEIGHT podem definir o tamanho da imagem, acelerando o trabalho do browser. Ao invés de esperar a imagem chegar, o browser sabe previamente seu tamanho, agilizando a transferência. É também possível alterar o tamanho original de uma imagem usando-se destas marcações. No entanto, desta forma, pode se perder a qualidade da imagem.


      Define a espessura da borda de uma imagem. Pode-se usar border=o por exemplo para eliminar bordas de imagens que estão definidas como links.


      Para as images flutuantes, VSPACE controla o espaço vertical acima e abaixo da figura, enquanto HSPACE controla o espaço horizontal a esquerda e a direita da figura.

      Novos Elementos


      NOBR define que uma linha não pode ser quebrada em sua exibição. É utilizado em par = e.


      WBR significa Word BReak. É utilizado em uma linha definida como NOBR, para determinar em qual palavra a linha pode ser quebrada se necessário. Não produz um BR automático, mas indica ao browser onde quebrar a linha se necessário.


      Com esta marcação você pode definir tamanho de fonte. São aceitos valores entre 1-7. O tamanho padrão da marcação FONT é 3. O valor também pode ser definido opcionalmente com os caracteres ‘+’ or ‘-‘ , antes do número.


      Altera o tamanho da BASEFONT relativo a todas as marcações FONT. O padrão é 3.


      Utilizado aos pares para centralizar elementos do seu texto em html.

      Novas Entidades

      Além dos caracteres especiais já em uso, foram criados:

      ® -> Marca Registrada -> ®
      © -> Copyright -> ©

Outros trabalhos relacionados

OSM – ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS

As atividades de informática e suporte, mesmo quando desenvolvidas pela empresa ou adquiridas de terceiros, têm exigido a disposição de diferentes tipos de estruturas...

WIMAX: INTERNET E BANDA LARGA

WIMAX: INTERNET E BANDA LARGA Newton Paiva 2009 RESUMO Este trabalho apresenta uma análise das principais técnicas de segurança na rede banda larga sem fio WIMAX, evidenciando seus...

INFORMAÇÕES BÁSICAS SOBRE A CARACTERIZAÇÃO DE PRÁTICA DE SPA

O que é o SPAM De modo objetivo, SPAM, para efeito do presente compromisso pode ser definido como o envio de e-mails não solicitados.O SPAM...

Redes Neurais (2)

Autoria: Wanderley Gava 1- Introdução Modelos de redes neurais artificiais ou simplesmente “Redes Neurais” tem vários nomes como modelos conectistas, modelo de processamento distribuído paralelamente e...