24.9 C
Sorocaba
quinta-feira, agosto 5, 2021

Ununócio – Novo Elemento da Tabela Periódica

Cientistas norte-americanos do Laboratória Nacional lawrence Livermore, da Califórnia (EUA), e do Instituto Conjunto de Pesquisa Nuclear, de Dubna (Rússia) descobriram um novo elemento químico.

O que eles fizeram?

Os cientistas bombardearam átomos de califórnio (Cf) com íons de cálcio (Ca) para criar um novo elemento, o elemento 118, que segundo os pesquisadores é o elemento mais pesado que surgiu desde os experimentos já realizados deste gênero.

Os cientistas anunciaram no dia 16 de Outubro de 2006 a descoberta deste novo elemento químico superpesado e em suas experiências foram detectados apenas três átomos, com duração de frações de segundo, ao longo de alguns meses de experimentos.

Desde 1925 quando ocorreu a última descoberta de um elemento químico na natureza, que os cientistas tentam criar novos elementos ainda mais pesados em laboratório.

Histórico

O primeiro átomo do elemento 118, que foi batizado de ununócio, foi obtido em 2.002, segundo os cientistas. Outros dois surgiram em 2.005, numa segunda rodada de experiências, quando lançaram 10 elevado a 19 (10000000000000000000) íons de cálcio sobre o califórnio.

O primeiro átomo do elemento 118, segundo os cientistas, foi obtido em 2002. Outros dois surgiram em 2005, numa segunda rodada de experiências, quando foram lançados 10 elevado a 19 (o número 1 seguido por 19 zeros) íons de cálcio sobre o califórnio.

Os átomos do elemento 118, o ununócio, duraram 0,9 milsegundos.

Outros trabalhos relacionados

Grupos Funcionais

Autoria: Paulinha Grupos Funcionais Em química orgânica, grupo funcional é uma estrutura sub-molecular (átomo ou agrupamento atômico) que confere às moléculas comportamentos químicos semelhantes. O conjunto...

Novos Elementos Químicos

Autoria: Patricia Simionatto 1-Os novos Elementos Químicos 1.1-Elementos 118 e 116 No 88-Inch Cyclotron, os cientistas aceleraram íons de kriptônio-86 a energias da ordem de 449 milhões...

Ligação Iônica

Autoria: Heitor Gramacho dos Santos Uma ligação iônica envolve forças eletrostáticas que atraem íons de cargas opostas. Esse tipo de ligação geralmente ocorre entre um...

Energias de Ordem Química

1. TRAUMATOLOGIA FORENSE Estuda as lesões corporais, (queimaduras, sevícias, infanticídio e Asfixias) sob o ponto de vista jurídico e das energias causadoras do dano. As...