15.3 C
Sorocaba
sexta-feira, junho 21, 2024

Utilização da radioatividade

Autoria: Fernanda Porciuncula

-Produção de energia elétrica: os reatores nucleares produzem energia elétrica, para a humanidade, que cada vez depende mais dela. Baterias nucleares são também utilizadas para propulsão de navios e submarinos.

-Aplicações na indústria: em radiografias de tubos, lajes, etc – para detectar trincas, falhas ou corrosões. No controle de produção; no controle do desgaste de materiais; na determinação de vazamentos em canalizações, oleodutos,…; na conservação de alimentos; na esterilização de seringas descartáveis; etc.

-Aplicações na Química: em traçadores para análise de reações químicas e bioquímicas em eletrônica, ciência espacial, geologia, medicina, etc.

-Aplicações na Medicina: no diagnóstico das doenças, com traçadores = tireóide( I131), tumores cerebrais( Hg197 ), câncer ( Co60 e Cs137 ) , etc.

-Aplicações na Agricultura: uso de C14 para análise de absorção de CO2 durante a fotossíntese; uso de radioatividade para obtenção de cereais mais resistentes; etc.

-Aplicações em Geologia e Arqueologia: datação de rochas, fósseis, principalmente pelo C14.

-Efeitos químicos: radioisótopos têm sido usados para estabelecer mecanismos de reações nos organismos vivos, como o C14. Radioisótopos sensibilizam filmes fotográficos.

MALEFÍCIOS DA RADIOATIVIDADE

-Efeitos elétricos: o ar atmosférico e gases são ionizados pelas radiações, tornando-se condutores de eletricidade.

-Efeitos biológicos: Em quantidades elevadas, são nocivas aos tecidos vivos, causam grande perda das defesas naturais, queimaduras e hemorragias. Também afetam o DNA, provocando mutações genéticas.

Outros trabalhos relacionados

Carbonato de Sódio

Também conhecido como carbonato sódico, é um sal branco e translúcido usado na fabricação de vidros, sabão, tintas, papel, corantes e no tratamento da...

Modelos Atômicos

Autoria: Emerson Fonte dos S. Freire Dalton: Dalton foi o primeiro cientista a desenvolver uma teoria atômica, segundo a qual a matéria se compõem de pequeníssimas...

CENTRIFUGAÇÃO, SIFONAGEM E DESTILAÇÃO FRACIONADA

Centrifugação http://www.youtube.com/watch?v=swq_ZPCLXKg Se quisermos separar rapidamente o sólido de um líquido podemos "acelerar" a decantação. Para isso coloca-se a mistura num aparelho chamado centrífuga, que gira...

Nomenclatura

Autoria: Fernanda Medeiros ÁCIDOS - Para ácidos não oxigenados, usamos a terminação IDRICO. Exemplo : HCl – ácido clorídrico H2S – ácido sulfídrico H2Se – ácido selenídrico Para ácidos oxigenados,...