33.4 C
Sorocaba
quinta-feira, novembro 25, 2021

VIOLÊNCIA SEXUAL NA MULHER

Severino Rodrigues de Figueiredo

A violência sexual tem como palco o ambiente familiar,escolar,o local trabalho tendo como agentes agressores os seguintes personagens: pai, padastro, pai biológico, pai adotivo, patrão, companheiro, outros membros que compõem o ambiente familiar,ou de trabalho
As estatísticas no Brasil deixam a desejar, pois a a maioria dos casos são decorrentes da omissão por parte do agredido, com medo da repressão posterior ou por vergonha.
Fica impossível avaliar por qualquer parâmetro, os dados estatísticos, em virtude dos motivos acima relacionados.

A violência sexual deixa marcas por toda vida, pois quando estas não são visíveis, no somático, o são no psíquico.
Com o surgimento das Delegacias da Mulher, os casos passaram a ser registrados, embora muitos atos de violência nunca chegarão a constar nos registros policiais.
A vitima de agressão sexual , na sua grande maioria são menores e do sexo feminino,geralmente quando menor procura o serviço policial vai acompanhada pelo genitor, para formalizar uma denuncia.
Quando muitas vezes, há a própria conivência da mãe, ou mãe adotiva em não denunciar o parceiro. Pois está vive sobre sua dependência econômica, e temendo represálias, omite a agressão.
Partindo deste principio, cabe ao colega profissional, proceder a uma anamnese detalhada para fins de prova.
Muitas vezes em um consulta de ginecologia, a paciente relata que sofreu uma agressão por parte de seu genitor ou padastro, etc.e que nunca tinha contado a ninguém e que é a primeira vez que esta relatando o fato, que ocorreu há muito tempo etc, ou recente, esta é a historia que nos chega nos serviços de ginecologia.

Em linhas gerais devemos proceder com o seguimento abaixo:

Dia, hora, e local de ocorrência.
Anamnese ginecológica completa
Data da ultima menstruação
Exame das vestes para pesquisar sangue ou outro fluido
Solicitar Exames laboratoriais urina, pesquisar hepatite, HIV, grupo sanguíneo, vdrl e outras DST para ser realizado no próprio local, no momento do atendimento.
Ultra-sonografia se o caso exigir, Rx etc.
Citologia vaginal
Colposcopia (ao decorrer do acompanhamento clinico, para detectar lesão que só poderão ser vistas ao colposcopio.).
Pesquisa de HPV
Seguimento com teste de HIV (observar a janela imunológica).
Vacinação-procurar saber a situação vacinal e administrar as vacinas necessárias. Previamente deve explicar a vítima(agredida), e aos familiares como vai ser o procedimento e sua importância par a a saúde da paciente, evitando doenças e para a formalização de provas

IMPORTANTE: nos casos em que se conhece o agressor, (flagrante ou outro meio utilizado) deve-se colher sangue deste para os exames que serão necessários.Posteriormente para a formalização do processo judiciário.
O ato de violência sexual deixe seqüelas no mundo da mulher, principalmente na área afetiva e emocional, pois quando esta é uma adolescente já guarda o sonho que se encontra no coração de cada mulher.
O atendimento a vitima de agressão sexual, deve ser feito por uma equipe de saúde onde o psicólogo é uma peça essencial no decorrer do atendimento, pois este ato deixa cicatrizes profundas na alma.
Conforme afirmamos, as cicatrizes repercutem na vida sexual futura, no ambiente de trabalho, traz insegurança para a vitima daí os casos de diminuição do prazer sexual, dispaurenia, vaginismo, diminuição de lubrificação, desinteresse sexual. Que encontramos no dia a dia de clinica ginecológica
Como conseqüências temos gravidez indesejada, ((fazer a anticoncepção emergencial se o caso exigir), doenças sexualmente transmissíveis e transtormos psicológicos).
Aspectos legais: no caso de menores, comunicar aos Conselhos Tutelar Delegacia da Mulher para se proceder ao aspecto jurídico.
Outro aspecto que deve ser considerado é sobre a gravidez daí se fazer à anticoncepção de emergência.

Outros trabalhos relacionados

O CÓDIGO DE ÉTICA DA OAB

O CÓDIGO DE ÉTICA DA OAB TÍTULO I - DA ÉTICA DO ADVOGADO CAPÍTULO VII - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 47. A falta ou inexistência, neste Código,...

Direito Processual Civil

SUMÁRIO 1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS2 TUTELA INIBITÓRIA2.1 Pressupostos da tutela inibitória2.2 Espécies de tutela inibitória2.3 Fundamentos da tutela inibitória3 TUTELA DE REMOÇÃO DO ILÍCITO3.1 Fundamentos da...

Remuneração Variável

Remuneração Variável: é o conjunto de diferentes formas de recompensa oferecidas aos empregados, complementando a remuneração fixa e atrelando fatores como atitudes, desempenho e...

O SISTEMA ACUSATÓRIO

CENTRO UNIVERSITÁRIO PLÍNIO LEITE O SISTEMA ACUSATÓRIO. ALVILANE FERREIA LEMOS UNIPLI 2009 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO 2 DELIMITAÇÃO DO TEMA 3 OBJETIVOS 4 JUSTIFICATIVA 5 FORMULAÇÃO DO PROBLEMA 6 HIPÓTESE 7 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 8 METODOLOGIA DA PESQUISA. 1 INTRODUÇÃO A...