20.2 C
Sorocaba
sábado, maio 4, 2024

Marketing Convencional x Marketing Social

O conceito marketing surgiu por volta dos anos 70, serviu para poder descrever as técnicas do marketing usado para a promoção de uma causa, comportamento ou idéia. Antigamente já era possível verificar o marketing presente em questões voltadas para campanhas. Hoje em dia verificamos que essas campanhas são voltadas as questões relacionadas a educação, ambiental e saúde.

O Marketing social tem seus objetivos complexos, já o marketing convencional é mais voltado para estratégias, geralmente o publico voltado ao merketing social tem menos recursos que a media da população e isso faz com que os resultados de sua satisfação sejam mais demorados.

O marketing social tem como meta o bem estar da sociedade ou de um individuo e não somente a satisfação individual, envolve convencer o público-alvo a se envolver em trocas fazendo com que isso vire uma rede de distribuição de satisfação coletiva. Percebendo assim que há um foco em mudanças de comportamento desempenhado pelas organizações, e o marketing convencional é focado nas práticas empresariais.

Marketing de causas sociais é voltado à melhora da imagem de uma corporação, que diferencia seus produtos e isso faz com que elas realmente a fidelidade dos clientes realmente as vendas, esse esforço as empresas fazem que sejam vistos uma “empresa socialmente correta”

Essa união da empresa com a sociedade deve ser transparente com a intenção de assumir compromisso com as parcerias de longo prazo entre empresas e Organizações do Terceiro Setor.

A organização agrega uma causa, nos seus processos de promoção e venda de seus produtos e serviços ou sua imagem a uma determinada causa, seja ela social ou não, para que com isso consiga atingir seus objetivo de conquistar ou atrair os seus clientes.

No caso do marketing social, o principal impacto é a transformação da sociedade, na qual a empresa ou a instituição está inserida.

As práticas do marketing social assim como a do marketing convencional devem passar pela análise ética desde da sua aplicação até os impactos que ela criará.

Outros trabalhos relacionados

PLANO DE MARKETING

PLANO DE MARKETING I. Sumário Executivo Em uma grande empresa todos os projetos devem ser submetidos a aprovação da sua alta administração, logo o sumário executivo...

SEGMENTAÇÃO DE MERCADO

Marketing é todo o movimento que tem como ponto de partida o mercado, essa ótica é voltada primeiramente para dentro da empresa e abrangendo...

ANALISANDO O PRODUTO: REFRIGERANTE DOLLY

ANALISANDO O PRODUTO: REFRIGERANTE DOLLY Introdução As empresas necessitam adaptar-se, o quanto antes, ás exigências do mercado, aprendendo a considerar sua função, não a produção de...

O PROFISSIONAL ARQUIVISTA E O MARKETING

O profissional Arquivista e o marketing: visando conhecimentos e satisfação informacionais aos usuários. PROBLEMA Hoje com a globalização em alta e os avanços tecnológicos as empresas...