DEUS se ocupa com todos os seres que criou.
Como se operaria a solicitude de DEUS?
O Cosmo acha-se por assim dizer mergulhado no pensamento de DEUS que irradia sobre tudo e todos ao mesmo tempo. Não é um ente localizado fisicamente com espacialidade definida; nem formado de partículas ou algo semelhante. É totalmente diferente de tudo quanto possamos sequer imaginar e, é inconcebível para nós.
Entretanto, o nosso pensamento funciona por imagens e, portanto, em sendo necessário oferecer uma imagem figuremos a Providência do Ser Supremo, como se operasse através de fluido muito fino, rarefeito e transparente, pulsante, vibrátil e imanente. Inteligente por impregnação. Movimenta-se acima da velocidade da luz. Penetra todos. Penetra tudo. Todos os interstícios entre as partículas, estando em contato íntimo com todas as substâncias. Não se confunde com as criaturas; recebe todos os pensamentos, aspirações, vontades. Emite irradiação sobre todos os corpos e eventos, e sobre os seres em geral. Sempre em vivo movimento, condensa-se e recondensa-se de momento a momento. Porém, ainda assim, tendo essas imagens, está muito aquém de tudo o que possamos conceber. O homem é totalmente distinto de DEUS? Será algum dia igual ao Criador?
Totalmente distinto não é bem o termo; pode-se formar idéia de DEUS e, existem entre eles pontos de contato: ninguém forma idéia de algo totalmente inconcebível e distinto de si. DEUS não é abstrato para o homem que, ao contrário pode senti-lo e percebê-lo. O homem reflete algo das qualidades de DEUS. DEUS tem cuidado absoluto e permanente com as coisas que criou, desde as menores até as maiores. O homem estará mais próximo de Deus, pela força das coisas que, às vezes, consegue a perfeição relativa quando ama, perdoa, Deus é a perfeição plena e absoluta, é infinitamente “humano”, seria a encarnação dos ideais de humanismo, a um tempo justo e positivo, generoso e benevolente, obstinado e paciente, infinitamente justo e amoroso, soberanamente misericordioso. Condensa como um sol todas as aspirações dos humanos, ele representa tudo aquilo que uma pessoa poderia desejar para si; Deus é a melhor companhia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui