17.8 C
Sorocaba
quinta-feira, julho 18, 2024

Ambiente Estuarino

Autoria: Muriel Braga Nunes

Estuário é uma massa de H²O costeira semifechada que possui uma ligação livre com o mar aberto, é portanto extremamente afetado pela ação das marés, dentro deles H²O doce (oriunda dos sistemas terrestres) se mistura (diluí) com H²O marinha.

->Podem ser considerados ambientes de transição ou ecótones entre habitats de H²O doce e marinhos, porém apesar disso possuem características físicas e biológicas bem exclusivas, Como caract. físicas eu posso citar salinidade, densidade de H²O, temperatura e como biológicas, a fauna e a flora do local.

->São ambientes muito importantes pois devido ao fato de serem altamente produtivos (graças aos subsídios do fluxo de H²O e abundância de nutrientes),

->Sustentam diversas espécies, algumas passam todo o seu ciclo de vida nesse ambiente (ex:ostras, algumas espécies de gastrop. e caranguejos), outras apenas uma parte de sua vida, geralmente a fase inicial, pois encontram nesse ambiente uma quantidade menos limitada de recursos( alimento e abrigo contra predadores), como alguns caranguejos e peixes pescados até em alto mar. Ainda existem aquelas que são apenas visitantes, seja durante a maré alta (peixes e crustáceos), seja durante a maré baixa (aves, répteis e até mesmo pequenos mamíferos).

->Algumas condições não previsíveis como tempestades e correntes aquáticas interferem diretamente na distribuição espaço-temporal da comunidade, alterando os parâmetros populacionais como crescimento, mortalidade e recrutamento.

->Devido à esses fatores, toma-se muito complexo o estudo da composição, distribuição e variabilidade temporal dos animais estuarinos.

->Bem, um dos animais residentes dos estuários é a Neritina virginea, um gastrópodo pertencente a família Neritidae que possui aproximadamente 50 espécies de caramujos, predominantemente marinhos altamente adaptados a ambientes estuarinos.

->Possui como caract. fertilização com cópula e desenvolvimento parcial no interior de cápsulas com número variável de ovos.

->Assim como os gastrópodos é um escavador e se alimenta de partículas depositadas nos vegetais ou entre o sedimento, possui uma ampla distribuição, sendo encontrado em estuários, marismas e bancos areno-lodosos desde da Flórída até Santa catarina.

->Assim como todos os animais estuarinos, possui adaptações fisiológicas e resiste portanto a grande variações de salinidade e temperatura, possui um papel fundamental; na reciclagem de nutrientes (como o nitrogênio) devido a sua atuação no material vegetal em decomposição.

->Apesar disto, neritina virginea é pouquíssimo estudada e não foi encontrado nenhum trabalho sobre os parâmetros populacionais, como: crescimento, padrão de recrutamento e mortalidade desta espécie.

Outros trabalhos relacionados

Ciclo do Fósforo

Autoria: Fabrícia Carvalho . INTRODUÇÃO Dos 103 elementos químicos conhecidos, sabe-se que 30 a 40 são necessários à vida. Os mais importantes são o carbono, o...

AEDES AEGYPTI O MOSQUITO DA DENGUE

Aedes aegypti ou Stegomyia aegypti são os nomes científicos para o mosquito que é popularmente conhecido como mosquito da dengue, é uma espécie de...

Células Procarioticas

Autoria: Vinícius Garcia O modelo de célula procariótica é o que nos é apresentado pelos organismos mais primitivos, como as bactérias, por exemplo. Foi esse...

A Herança dos Grupos Sanguíneos

Autoria: Rodrigo F. de Campos O Sistema ABO. A tabela abaixo, nos ajuda a entender como combinamos geneticamente nossos grupos sanguíneos. Através dela você determina como...