Muitos condomínios e empresas, por serem de grande porte, têm casas de força de alta tensão sob sua responsabilidade.
As casas de força por abrigarem equipamentos com alta tensão, devem antes de mais nada estar sob total segurança. Para isso devem ser trancadas, sinalizadas, e estar com as revisões em dia.
Outro fator importantíssimo para a segurança de uma casa de força é o seu aterramento. A revisão do aterramento é feita com aparelhos de medição específicos, e por eletrotécnicos com qualificação para tal. O aterramento é a garantia de que qualquer vazamento de tensão elétrica será escoado para a terra, e não colocará em risco vidas humanas. Quando se fala em alta tensão, qualquer choque ou descarga elétrica é certamente fatal!
A manutenção de uma casa de força só deve ser efetuada por pessoal qualificado, e com material de segurança adequado (EPI/EPC). Os principais equipamentos de uma casa de força são: transformador; pára-raio de linha; isoladores; chave fusível. Todos estes equipamentos, e também o aterramento devem ser revisados na manutenção periódica.
Para realizar a manutenção de uma casa de força, deve-se agendar com a conssesionária de energia local um desligamento na alta tensão. No caso de Pernambuco, a CELPE solicita que este agendamento seja feito com 04 dias úteis de antecedência. Maiores informações em: 0800 81 0120.

Normas técnicas:
NBR 14039 – Instalações elétricas de alta tensão
PB-1439 – Subestações de distribuição tipo I
NBR 11388 – Sistemas de pintura para equipamentos e instalações em subestações

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui