21.4 C
Sorocaba
quarta-feira, novembro 24, 2021

CONJUNTIVITE

Uma Conjuntivite é um processo inflamatório da conjuntiva que pode ter origem traumática (presença den corpo estranho no olho, golpe de vento) ou infecciosa, por acção local de bactérias. Consoante a sintomatologia e as características objectivas que apresenta, distinguem-se vários tipos:

– conjuntivite catarral aguda – variedade mais frequente. Pode ser provocada por causas físicas e infecciosas. Em regra é bilateral. As conjuntivas aparecem avermelhadas e cobertas de secreções mucosas e mucopurulentas, as pálpebras estão inchadas e o paciente queixa-se de fotofobia.

A terapêutica desta forma de conjuntivite consiste na aplicação local de pomadas antibióticas e colírios, acompanhada de lavagens frequentes com soluções de ácido bórico.

Se a conjuntivite catarral aguda não for bem tratada pode facilmente reincidir ou passar à forma crónica, que se manifesta por rubor da conjuntiva e ardor constante.

– conjuntivite das piscinas – atinge os frequentadores de piscinas públicas. Cura-se sem complicações.

– conjuntivite purulenta – em geral de origem blenorrágica, é caracterizada peça presença de um exsudado francamente purulento.

Existem outras variedades de conjuntivite, que tomam o nome do agente etiológico que as causa ou do aspecto que a lesão apresenta: diftérica, tracomatosa, sifilítica, folicular, etc. Nestas situações, a terapêutica consiste essencialmente em tratar a causa que as provocou.

Formas sistemáticas de conjuntivite são as que habitualmente se associam a todas as doenças exantemáticas (sarampo, escarlatina, varicela, rubéola, etc…).

Outros trabalhos relacionados

MORTALIDADE INFANTIL

Como diminuir a mortalidade infantil? Todos os anos 11 milhões de bebês morrem de causas diversas. É um número escandaloso, mas que vem caindo desde...

ENDOMETRITE

A Endometrite é o processo inflamatório da mucosa uterina provocado por uma infecção microbiana e por causas mecânicas, tóxicas ou circulatórias. A maioria das endometrites...

TRATAMENTO COM IODO RADIOATIVO

Em doentes com cancro da tiróide Na sequência do tratamento do cancro da tiróide pode estar indicado, após a cirurgia, um tratamento com iodo radioativo. O...

PÓLIPO UTERINO

Severino Rodrigues de Figueiredo Os polipos uterinos são tumorações benignas visível na região cervical Geralmente se desenvolve na região cervical. Tem etiologia desconhecida. Desenvolve-se na endocervix Admite-se que...