24.5 C
Sorocaba
domingo, fevereiro 25, 2024

ESPONDILITE

A Espondilite corresponde a um processo inflamatório das vértebras.

Distingue-se em espondilite anterior e em espondilite posterior, conforme afecte os corpos ou os arcos vertebrais. As formas mais comuns e mais importantes são:

    • Espondilite tuberculosa
    • Espondilite meningocócica
    • Espondilite tífica
    Espondilite por piogénicos

A espondilite tuberculosa é, mais frequentemente, anterior e determina um processo de necrose óssea, no seguimento da qual o corpo vertebral, sob o peso das vértebras subjacentes, sofre esmagamento, provocando uma manifestação terminal típica dos casos não tratados a tempo.

Por sua vez, a inflamação crónica tuberculosa forma o abcesso frio (colecção de meterial de aspecto purulento, que abre caminho no seio dos tecidos, podendo, depois, aparecer superficialmente, mesmo que a considerável distância do ponto inicial).

Quer o abcesso frio, quer a deformação do corpo vertebral podem comprimir a medula, provocando toda uma série de sintomas ligados à interrupção ou irritação das vias nervosas sensitivas e motoras.

A sintomatologia da doença de Pott compreende dores vertebrais, febrícula, sudação, sensação de cansaço e depois, por vezes, parilisia e dores nos membros, por exemplo.

A terapêutica faz-se com imobilidade absoluta e ministração de fármacos antituberculosos por muito tempo, além de reconstituintes gerais. A terapêutica cirúrgica é quase sempre necessária para correcção das deformações.

Outros trabalhos relacionados

PNEUMONIA

A Pneumonia é um processo inflamatório agudo do pulmão. O agente etiológico mais frequente da doença é o pneumococo de Fraenkel, sobretudo dos tipo...

BETA BLOQUEADORES

Autor: Bruna Amorim 1 HAS - Hipertensão Arterial Sistêmica A hipertensão arterial sistêmica atualmente não pode mais ser vista apenas como uma condição clínica em que...

DIABETES TIPO 1

Diabetes Tipo 1 - Sinais e Sintomas de Diabetes, Equipamentos, Monitorização e Medicamentos para Diabetes Introdução O diabetes Tipo 1 (DM1) é uma doença auto-imune caracterizada...

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O CÂNCER

1) O que é câncer? Câncer é definido como um grupo de doenças que se caracterizam pela perda do controle da divisão celular e pela...