32.8 C
Sorocaba
sexta-feira, março 1, 2024

CORPORATIVISMO – CONCEITO MUDA COM O PASSAR DO TEMPO

O termo corporativismo tem diferentes significados, dependendo do período histórico estudado. Se considerarmos a Idade Média, o corporativismo descrevia a forma como a sociedade daquele período passou a se organizar social e economicamente, a partir do século 12.

As chamadas “corporações de ofício” eram associações tipicamente urbanas, integradas por grupos de artesãos que se dedicavam a um mesmo tipo de atividade produtiva. Por meio das corporações de ofício os preços, a qualidade, a quantidade de mercadorias produzidas e até a margem de lucro obtido com as vendas eram determinados no âmbito dessas entidades.

O trabalho artesanal assim regulamentado eliminava quase que por completo a concorrência e a competição econômica entre aqueles que desempenhavam uma mesma atividade produtiva (ofício), devido ao controle sobre tudo o que era produzido e vendido em determinada região.

Corporações de ofício e coesão social
Outra importante característica das corporações de ofício era a forma como eram estabelecidas as relações de trabalho. Rígidos códigos disciplinares permeavam as relações entre mestres, jornaleiros e aprendizes.

Os mestres eram donos da oficina, ou seja, eram proprietários dos meios de produção (ferramentas e matérias-primas). Os aprendizes se subordinavam aos mestres, que lhes forneciam os meios materiais e o conhecimento necessário para uma boa formação profissional (as vocações). Na fase avançada do aprendizado, os jovens aprendizes se transformavam em jornaleiros, para depois alcançarem o status de mestres.

De modo geral, as corporações de ofício da Idade Média expressavam a sociabilidade e a coesão social características dos costumes e da tradição medieval. O advento do modo de produção capitalista ocasionou a completa destruição das corporações de ofício.

Fonte: Uol
Autor: Renato Cancian

Outros trabalhos relacionados

Os Cegos são os Únicos Capazes de Tocar as Palavras

Epígrafe: As mãos para mim são tudoCom elas construo o mundoViajo todas as coisasAtinjo recantos profundosVou a lugares distantesEm difícil acesso não creioE com meia...

A Dinâmica da Sociedade de Consumo

INTRODUÇÃO Caracterizada pelo modelo de produção em série, adotado peIas indústrias, e as empresas, uma nova sociedade aparece: a sociedade de consumo. Esse termo designa...

Esportes para Deficientes Visuais

Esta investigação teve como objetivo verificar se os professores de Educação física conhecem as atividades motoras, ou as adaptações destas atividades para a prática...

Serviço Social e Questão Ambiental

A questão ambiental tem proporcionado as diversas áreas uma aderência a interdisciplinaridade, onde a visualização das relações entre sociedade e meio ambiente se fazem...