CURSO COMO FAZER MONOGRAFIA PARTE 3: DOUTRINA E METODOLOGIA

0
2692
DICAS PARA ANALISAR, COMPREENDER, E INTERPRETAR TEXTOS

CURSO COMO FAZER MONOGRAFIA – PARTE 3: DOUTRINA E METODOLOGIA

Antes de passarmos a frente, com o curso, vamos fazer um breve parênteses para indicar a doutrina voltada a questão da metodologia.
O livro que costumo indicar para todos, independentemente do curso é o:


CLIQUE PARA COMPRAR NO SUBMARINO
Obra: METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
Autor: Antônio Joaquim Severino
23ª edição
Editora Cortez

Descrição:
Este livro tem por objetivo apresentar aos estudantes e universitários alguns subsídios teóricos e práticos para o enfrentamento das várias tarefas que lhes serão solicitadas ao longo do desenvolvimento do processo ensino/aprendizagem de sua formação acadêmica. Trata-se, pois, de uma iniciação teórica, metodológica e prática ao trabalho científico a ser desencadeado desde o início de sua vida universitária. Mas, pela sua própria natureza é também eficiente ferramenta para o trabalho docente em sua interface com a aprendizagem dos alunos, podendo configurar-se como um bom roteiro para a intervenção didático-pedagógica dos professores, quaisquer que sejam suas áreas ou matérias de ensino. Além dos elementos conceituais que definem e explicam a natureza do conhecimento científico, são apresentadas diretrizes para o entendimento e a aplicação das atividades lógicas e técnicas relacionadas com a prática científica.

Não é um livro que sofre frequentes atualizações em razão de a ABNT, na qual se funda a metodologia do mesmo, não alterar as normas com frequência. Assim, a edição 23 somente foi elaborada após algumas reformas nas NBR (normas da ABNT) ocorridas em 2005.

É um livro que compensa a compra, seja pelo preço justo, ou não somente pelo fato de ensinar como formatar os trabalhos, mas também por ensinar como elaborar a pesquisa, as justificativas para o trabalho, formas de organizar os fichamentos e ordenar as idéias para elaboração de um trabalho conciso e que o estudante possa realizar de forma eficiente.

Uma das grandes vantagens desse livro é que ele ensina como utilizar as ferramentas de programas de edição de texto, no caso o WORD. Até quem não entende muito de computador consegue formatar o texto acompanhando as imagens das telas que estão expostas por todo livro acompanhando as explicações. Muito prático mesmo.

Não esqueçam de verificar junto às instituições de ensino se existe alguma norma/portaria/resolução da mesma que determine padrões de formatação. Havendo um padrão esse deve ser seguido e as normas da ABNT somente devem ser aplicadas subsidiariamente.

As normas da ABNT não são perpétuas, recebendo atualizações constantes e, por vezes, essas alterações são tão sutis que ninguém nota. Por exemplo, cito a alteração do margeamento:

Em 2002 as margens seguiam o padrão: Superior e inferior: 2,5 cm; esquerda 3 cm e direita 2 cm.
Hoje as margens superior e inferior sofreram alteração de 0,5 cm, para mais e para menos, respectivamente. (vide lição Elementos Pré-Textuais).

Mas quem repara em 0,5 (meio) centímetro? A resposta é óbvia, qualquer professor orientador exigente. Nem sempre os professores sabem exatamente todas as regras de formatação, entretanto, pelo costume de corrigir trabalhos, apenas de passar os olhos no texto, eles sabem se o espaçamento está correto, o tamanho do recuo, o destaque da citação longa etc.

VEJA TAMBÉM EM TRABALHOS ESCOLARES
Contribua e ajude o site a se manter sempre online. Divulgue para seus amigos. Obrigado

TRABALHOS ACADÊMICOS: NORMAS DA ABNT – 2011

MODELO NORMAS DA ABNT 2011

NBR 14724 NORMAS ABNT NOVAS REGRAS

CURSO COMO FAZER MONOGRAFIA PARTE 1: O TEMA

CURSO COMO FAZER MONOGRAFIA PARTE 2 – ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS

CURSO COMO FAZER MONOGRAFIA PARTE 4: ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS

CURSO COMO FAZER MONOGRAFIA PARTE 5: ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS

CURSO COMO FAZER MONOGRAFIA PARTE 6: CITAÇÕES E RODAPÉ

CURSO COMO FAZER MONOGRAFIA PARTE 7: EXPRESSÃO, ABREVIATURA

CURSO COMO FAZER MONOGRAFIA PARTE 8: ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS

CURSO COMO FAZER MONOGRAFIA PARTE 9: ENCADERNAÇÃO E CDROOM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui