19.1 C
Sorocaba
quinta-feira, março 28, 2024

EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE – EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

Departamento de Estudos Lingüísticos e Literários
Curso de Habilitação em Gestão na Educação
Disciplina: Gestão de Sistemas em Educação e Movimento Social
Maria das graças Souza Silva Seibert
RESENHA DO TEXTO: EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E DEMOCRACIA
Campus de Itapetinga-Bahia
12.09.2006

RESENHA DO TEXTO

EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E DEMOCRACIA
Suzana Sacavino

SACAVINO, Suzana (Org.). CANDAU, Vera Maria (Org,). Educação em direitos humanos e Democracia. 2 ed. Rio de Janeiro, RJ: DP&A, 2003.
Na construção política atual, termos como democracia, democratização, direitos humanos, globalização e sociedade civil, são utilizadas freqüentemente de modo unificado nos mais diversos setores da sociedade, inclusive no âmbito da educação e por essa razão, são bastante pertinentes as reflexões trazidas por Suzana Sacavino nesse texto apresentado na X ENDIPE, realizado no Rio de Janeiro em maio de 2000, onde são explicitados pontos relevantes acerca da educação em direitos humanos evidenciados nos processos de democratização sob a égide da ideologia neoliberal.
Em duas partes distintas, porém interligadas, a autora expõe suas idéias sem rodeios e com muita originalidade. A primeira parte, distinguida com o título: Democracia: um valor com diferentes enfoques, caracteriza os atuais enfoques da democracia, permeados sempre por confrontos, principalmente no que tange a sua relação com o mercado. Tomando por base o referencial teórico de BORON (1996), ela cita algumas lógicas embutidas no mercado e na democracia como também, sua relação com os direitos humanos e os valores firmados.
Com o título: Educação em direitos humanos para uma democracia participativa e popular, Sacavino apresenta a segunda parte do texto, citando algumas propostas para a educação em direitos humanos e cidadania a partir da ótica de construção democrática, levando em consideração os pressupostos apresentados no primeiro momento.
A autora conclui suas reflexões chamando a atenção para a perspectiva de potenciar pessoas e grupos desfavorecidos ou discriminados e sugere uma educação que promova o empoderamento como forma de fortalecer as capacidades individuais e coletivas dos sujeitos. Assim a educação em direitos humanos se fundamentará na educação do nunca mais, capaz de quebrar a cultura do silêncio e promover enfim a democracia participativa e popular.
Expressões como privatização da cidadania, descidanização e barateamento da democracia, dentre outras, traduzem o vocabulário simples, mas empregado no texto com muita precisão e criticidade, tornando a leitura agradável e recomendável para educadores e demais cidadãos que buscam inteirar-se sobre a promoção da educação voltada para os direitos humanos e cidadania numa realidade concretizada sob o prisma ideológico neoliberal.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

SACAVINO, Suzana (Org.). CANDAU, Vera Maria (Org,). Educação em direitos humanos e Democracia. 2 ed. Rio de Janeiro, RJ: DP&A, 2003.

Outros trabalhos relacionados

ÉTICA E A EDUCAÇÃO

ÉTICA E A EDUCAÇÃO Pedagogia (PED5311) – Fundamentos da educação: temas transversais e ética Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI 2010 RESUMO Este artigo apresenta uma breve reflexão...

PLANO DE AULA 1 – ÁGUA NO COTIDIANO

Introdução Ao lado da biodiversidade e do aquecimento global, a disponibilidade de água está se tornando uma das principais questões socioambientais do mundo atual....

BULLYING UM OLHAR REFLEXIVO DAS ORGANIZAÇÕES ESCOLARES

FENÔMENO BULLYING UM OLHAR REFLEXIVO DAS ORGANIZAÇÕES ESCOLARES NATÁLIA CRISTINA DO ROSÁRIO SANTOS ARARAS/SP NOVEMBRO/2008 RESUMO Este trabalho tem como foco analisar a violência dentro das organizações escolares, despertando...

Biografia de Vygotsky

Autor: Plácido Ferreira Lopes Júnior - Nascimento: Coincidentemente, Vygotsky nasceu no mesmo ano que Piaget, em 1986, na Bielo-Rússia; pertencendo à uma família judia. - Vygotsky...