26 C
Sorocaba
sábado, abril 13, 2024

EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE – EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

Departamento de Estudos Lingüísticos e Literários
Curso de Habilitação em Gestão na Educação
Disciplina: Gestão de Sistemas em Educação e Movimento Social
Maria das graças Souza Silva Seibert
RESENHA DO TEXTO: EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E DEMOCRACIA
Campus de Itapetinga-Bahia
12.09.2006

RESENHA DO TEXTO

EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E DEMOCRACIA
Suzana Sacavino

SACAVINO, Suzana (Org.). CANDAU, Vera Maria (Org,). Educação em direitos humanos e Democracia. 2 ed. Rio de Janeiro, RJ: DP&A, 2003.
Na construção política atual, termos como democracia, democratização, direitos humanos, globalização e sociedade civil, são utilizadas freqüentemente de modo unificado nos mais diversos setores da sociedade, inclusive no âmbito da educação e por essa razão, são bastante pertinentes as reflexões trazidas por Suzana Sacavino nesse texto apresentado na X ENDIPE, realizado no Rio de Janeiro em maio de 2000, onde são explicitados pontos relevantes acerca da educação em direitos humanos evidenciados nos processos de democratização sob a égide da ideologia neoliberal.
Em duas partes distintas, porém interligadas, a autora expõe suas idéias sem rodeios e com muita originalidade. A primeira parte, distinguida com o título: Democracia: um valor com diferentes enfoques, caracteriza os atuais enfoques da democracia, permeados sempre por confrontos, principalmente no que tange a sua relação com o mercado. Tomando por base o referencial teórico de BORON (1996), ela cita algumas lógicas embutidas no mercado e na democracia como também, sua relação com os direitos humanos e os valores firmados.
Com o título: Educação em direitos humanos para uma democracia participativa e popular, Sacavino apresenta a segunda parte do texto, citando algumas propostas para a educação em direitos humanos e cidadania a partir da ótica de construção democrática, levando em consideração os pressupostos apresentados no primeiro momento.
A autora conclui suas reflexões chamando a atenção para a perspectiva de potenciar pessoas e grupos desfavorecidos ou discriminados e sugere uma educação que promova o empoderamento como forma de fortalecer as capacidades individuais e coletivas dos sujeitos. Assim a educação em direitos humanos se fundamentará na educação do nunca mais, capaz de quebrar a cultura do silêncio e promover enfim a democracia participativa e popular.
Expressões como privatização da cidadania, descidanização e barateamento da democracia, dentre outras, traduzem o vocabulário simples, mas empregado no texto com muita precisão e criticidade, tornando a leitura agradável e recomendável para educadores e demais cidadãos que buscam inteirar-se sobre a promoção da educação voltada para os direitos humanos e cidadania numa realidade concretizada sob o prisma ideológico neoliberal.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

SACAVINO, Suzana (Org.). CANDAU, Vera Maria (Org,). Educação em direitos humanos e Democracia. 2 ed. Rio de Janeiro, RJ: DP&A, 2003.

Outros trabalhos relacionados

AS TECNOLOGIAS DISPONÍVEIS NA ESCOLA

AS TECNOLOGIAS DISPONÍVEIS NA ESCOLA Pedagogia (PED5311) – Informática Básica e Tecnologias na Educação Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI 2010 RESUMO Este artigo apresenta uma breve reflexão...

Leitura como Processo Cognitivo Complexo

A autora do artigo, Nize Maria Campos Pellanda, inicia-o com uma epígrafe: trecho de Ítalo Calvino. Depois, segue-se a nota introdutória na qual afirma...

EDUCAÇÃO INFANTIL

Os textos apresentados neste fascículo, remetem a uma reflexão sobre aspectos importantes que ajudam a concretizar a pedagogia da infância que considera a criança,...

O PAPEL DA FAMÍLIA E DA ESCOLA NA APRENDIZAGEM ESCOLAR 2/2

3 - ESCOLA, PAIS E ALUNOS: SEU PAPEL NO PROCESSO ENSINO- APRENDIZAGEM Compreendo que os espaços de ensino podem ser vistos como os responsáveis pela...