19.7 C
Sorocaba
sexta-feira, abril 26, 2024

Hipertensão Arterial

A pressão sanguínea é a força exercida pelo sangue contra as paredes das artérias.

As artérias são vasos sangüíneos que saem do coração e levam o sangue oxigenado com nutrientes para todas as regiões do nosso organismo. Normalmente, a pressão do sangue apresenta pequenas oscilações durante o dia, isto é, aumenta e diminui.

Entretanto, quando na maior parte do tempo, ela permanece elevada é chamada de pressão alta ou hipertensão.

A pressão sanguínea é expressa por dois números, sendo o maior conhecido por pressão máxima (Sistólica), é medida quando o coração contrai. O menor número é conhecido por pressão mínima (Diastólica), é medida quando o coração relaxa depois da batida forte.

Assim, a medida de 120/80 mmHg (milímetros de mercúrio) é expressa verbalmente como “120 por 80” ou também “12 por 8.

Os valores de pressão arterial considerados ótimos para adultos acima de 18 anos são: menor que 120 mmHg para a sistólica e menor que 80 mmHG para a diastólica.

Pressão alta, ou hipertensão. É aquela de 140/90 mmHg ou superior. Ambos os números são importantes. Uma vez que a pressão alta aparece, ela geralmente dura por toda a vida. a boa notícia é que a pressão alta pode ser tratada e controlada.

Hipertensão é chamada de “assassina silenciosa” porque geralmente não apresenta sintomas. Algumas pessoas podem não descobrir que têm pressão alta até que apresentem problemas no coração, cérebro, rins, olhos e casos sangüíneos.

Quando a pressão alta não for descoberta e tratada ela pode causar:

• Aumento do coração, o qual pode ocasionar a falha deste.
• Aneurismas nos vasos sanguíneos, mais comumente na aorta e artérias no cérebro, pernas e intestino.
• Estreitamento dos vasos sanguíneos nos rins, o que pode causar a falha destes.
• Endurecimento precoce das artérias pelo corpo, especialmente aquelas no coração, cérebro, rins e pernas. Isso pode causar ataque cardíaco, infarto, falha nos rins ou amputação de parte das pernas.
• Sangramento ou ruptura de vasos sangüíneos nos olhos, o que causa alterações na visão e pode resultar em cegueira.

A Hipertensão não tem cura, mas tem controle. Nunca abandone o seu tratamento.

Outros trabalhos relacionados

Sistema Indócrino

Autoria: Marcelle Salles Sistema Endócrino SISTEMA ENDÓCRINO O SISTEMA ENDÓCRINO controla processos orgânicos como o metabolismo, crescimento, reação ao estresse, funções e desenvolvimento sexuais. As glândulas do...

ENFERMAGEM E GÊNERO

Florence Nightingale Em seus primórdios tinha estreita relação com a maternidade, e era exclusivamente feita por mulheres. Desta "seleção exclusivamente para mulheres", a enfermagem prosseguiu,...

Assistência de Enfermagem a pacientes portadores de Hanseníase

INTRODUÇÃO:A hanseníase é uma doença infecciosa de evolução prolongada causada pelo bacilo denominado Mycobacterium leprae ou bacilo de Hansen, descoberto em 1873 pelo cientista...

Humanização dos Cuidados de Enfermagem ao Paciente

INTRODUÇÃO A humanização na saúde tem como objetivo principal o carinho e o prazer de cuidar da vida do próximo. Apesar da vida corrida de...