17.8 C
Sorocaba
quinta-feira, julho 18, 2024

LARINGITE

A laringite é o processo inflamatório da laringe.
Existem vários tipos de laringite. De seguida referimos as principais.

A laringite aguda pode depender de excessos vocais e estão particularmente predispostos todos os indivíduos que, por motivos profissionais, são obrigados a falar muito. As causas mais comuns são as constipações, o frio húmido, a faringite, a influenza e o abuso do fumo.

Geralmente, as manifestações são: prurido na garganta, rouquidão, afonia, tosse forte, pouca expectoração mucosa. Trata-se com repouso, abolição do fumo, do álcool e das comidas condimentadas.

A laringite catarral crónica pode ser a consequência de uma faringite crónica, por excesso vocal habitual, por necessidade de respiração com a boca devido a uma obstrução nasal ou devido a catarro nasofaríngico. Trata-se com o silêncio, inalações salsoiódicas, bálsamos, etc.

A laringite estridulosa é uma doença de infância, que se anuncia com espirros e catarro nasal, e que se segue a “tosse de cão”, acompanhada de febre. Cura-se em poucos dias.

A laringite tuberculosa é sempre uma complicação da tuberculose pulmonar, facilitada pelo fumo, pelo álcool, pelos excessos vocais, etc. Manifesta-se com prurido na garganta, tosse (especialmente de noite) e rouquidão, a que se seguem disfagia, otalgia reflexa e acessos de sufocação.

O diagnóstico pode ser feito quando exista uma grave tuberculose úlcero-caseosa do pulmão e as lesões específicas podem pôr-se em evidência com a laringoscopia. O tratamento é feito com estreptomicina, PAS, isoniazide, repouso vocal, entre outras medidas.

Outros trabalhos relacionados

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O CÂNCER

1) O que é câncer? Câncer é definido como um grupo de doenças que se caracterizam pela perda do controle da divisão celular e pela...

ANGINA

A Angina é um processo inflamatório da faringe. Existem muitos tipos de angina. Umas são provocadas pelos germes que normalmente se encontram na boca, quando...

PROLAPSO DA VÁLVULA MITRAL

Sinonímia Síndrome de Barlow, Válvula Mitral Flexível, Síndrome do Click Sistólico e Válvula Mitral Mixomatosa. Causas É a alteração mais freqüentemente observada na válvula mitral. Na maioria...

PUBERDADE PRECOCE

Severino Rodrigues de Figueiredo A adolescência é um dos períodos de transição, para a idade adulta.Época em que se desenvolve as características própria desta fase,...