26.7 C
Sorocaba
quinta-feira, julho 25, 2024

Psicoterapia

Autoria: Marcos Vergílio Corrêa

1.INTRODUÇÃO

Psicoterapia, tratamento dos distúrbios mentais por procedimentos baseados na comunicação verbal e emocional, assim como em outros comportamentos simbólicos.

2.PSICOTERAPIA PSICANALÍTICA

Estimulado pelas demonstrações de Jean Martin Charcot, Sigmund Freud empregou a hipnose para “desenterrar” a associação livre, mediante a qual os pacientes se aprofundavam no conhecimento do inconsciente, atitude que ele considerava curativa. Alguns dos discípulos mais destacados de Freud fundaram posteriormente escolas próprias. O mais influente foi Karl Gustav Jung, cujos princípios se baseavam em tentar ajudar os pacientes a reconhecer suas próprias forças internas para conseguir o crescimento e a realização pessoal, superando, assim, os conflitos. Outro dos discípulos de Freud foi Alfred Adler, que afirmava que os distúrbios psicológicos provêm de um modo de vida defeituoso, que supõe a adoção de opiniões e metas equivocadas pela falta de interesse social.

3.PSICOTERAPIA HUMANÍSTICA

A mais clássica das terapias humanistas é a psicoterapia centrada no paciente. Carl Rogers via o indivíduo dirigido por uma tendência inata de sobrevivência e reafirmação que o levaria ao crescimento pessoal, à maturidade e ao enriquecimento vital. Outro enfoque humanista, a terapia de Gestalt, foi desenvolvida pelo alemão Fritz Perls. Ele afirmava que a civilização moderna conduz à neurose, já que a força dos indivíduos para reprimir seus desejos naturais frustra sua tendência inata para adaptar-se biológica e psicologicamente ao ambiente.

4.TERAPIA DE COMPORTAMENTO

Esta terapia aplica os métodos próprios da psicologia experimental aos problemas do paciente. Os terapeutas do comportamento não buscam significados ocultos, mas sim, centralizam-se nos fenômenos observáveis e mesuráveis. Recentemente, começaram a prestar mais atenção à influência do pensamento no comportamento e suas terapias; hoje, tem um enfoque mais cognitivo.

5.TERAPIA DE GRUPO

A psicoterapia de grupo é mais barata que a individual e oferece outra vantagens. A interação entre os membros do grupo é considerada como a principal fonte de melhora e o trabalho do terapeuta consiste em controlar e facilitar esta interação. Um tipo especial de tratamento de grupo é a terapia familiar, onde se tenta estabelecer uma relação de entendimento entre seus componentes, logrando, assim, o bem-estar de cada um deles.

6.NOVOS ENFOQUES

Desde o final da década de 1960, desenvolveu-se um grande número de métodos terapêuticos novos, alguns deles muito controvertidos como a “terapia fundamental” do psicólogo americano Arthur Janov e a “análise transacional”, baseada nos trabalhos de Eric Berne. Outra tendência mais recente é o uso de métodos exatos para superar períodos de crise. Existem dois tipos principais de terapia exata: a primeira dirigida a eliminar a ansiedade e a segunda para romper as defesas habituais do paciente e provocar mudanças.

Outros trabalhos relacionados

O Mundo de Ficção de Lygia Fagundes Telles

Lygia Fagundes Telles começou a escrever quando tinha oito anos. Com a caneta na mão direita, traçava estórias de horror nas últimas páginas de...

Violência

Autoria: Tatiane G. Almeida Araújo A violência é a utilização de força com objetivo de destruir ou provocar danos em outra pessoa ou em alguma...

A TEORIA DO DESENVOLVIMENTO PSICOSSOCIAL DE ERIK ERIKSON

UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia CCS - Centro de Ciências da Saúde Disciplina - Psicologia do Desenvolvimento A Teoria do Desenvolvimento Psicossocial de Erik...

ANSIEDADE

A ansiedade acontece quando algum sinal externo vago, indica uma catástrofe que não pode ser identificada mas que é iminente. O novo, o desconhecido,...