24.5 C
Sorocaba
segunda-feira, abril 29, 2024

O Que é uma Constituição?

BIBLIOGRAFIA:

LASSALE, Ferdinand. Que é uma Constituição? 1.ed. Campinas: Ed.Russell Editores, 2005

10 – “Qual será o conceito e a verdadeira essência da Constituição?

“Onde podemos encontrar o conceito de uma Constituição, seja ela qual for? Constituição é um pacto juramentado entre o rei e o povo, estabelecendo os princípios alicerçais da legislação e do governo dentro de um país. Estou certo de que, entre esses milhares de pessoas que falam dela, existem muito poucos que possam dar-nos uma resposta satisfatória”.

11/12 – “O conceito da constituição é a fonte primitiva da qual nascem a arte e a sabedoria constitucionais. Utilizaremos um método muito simples para desvendar verdadeiramente o conceito que buscamos. Esse método baseia-se em compararmos a coisa cujo conceito não sabemos com outra semelhante a ela, esforçando-nos para penetrar clara e nitidamente nas diferenças que afastam uma da outra”.

13 – “Qual é a diferença entre uma Constituição e uma Lei? Uma Constituição para reger, necessita a aprovação legislativa, isto é, tem que ser também lei. Todavia não uma lei como as outras, uma simples lei: é mais do que isso.

Não pode porém , decretar-se uma única lei que seja nova, sem alterar a situação legislativa vigente no momento da sua aprovação, pois se a nova lei não motivasse modificações no aparelhamento legal vigente, seria absolutamente supérflua e não teria motivos para ser a mesma aprovada”.

14/15 – “[…], no espírito unânime dos povos, uma Constituição deve ser qualquer coisa de mais sagrado, de mais firme e de mais imóvel que uma lei comum.

[…], é uma lei fundamental da nação”.

16/17 – “A lei fundamental para sê-lo deverá, pois, atuar e irradiar através das leis comuns do país”. Se não existissem tais fundamentos sua trajetória seria causal e poderia variar a todo o momento, quer dizer, seria variável.

A idéia de fundamento traz a noção de uma necessidade ativa, de uma força eficaz que torna por lei da necessidade que o que sobre ela se baseia seja assim e não de outro modo.

Sendo a Constituição a lei fundamental de uma nação, será, qualquer coisa que logo poderemos definir e esclarecer, ou, uma força ativa que faz, por uma exigência da necessidade, que todas as outras leis e instituições jurídicas vigentes no país sejam o que realmente são de tal forma que, a partir desse instante, não podem decretar, naquele país, embora quisessem, outras quaisquer.

[…], será que existe nalgum país, alguma força ativa que possa influir de tal forma em todas as leis do mesmo, que as obrigue a ser necessariamente, até certo ponto, o que são e como são sem poderem ser de outro modo?

20 – Vamos supor que um grande incêndio irrompesse e queimasse todos os arquivos do Estado. Suponhamos mais, que o país , por causa desse sinistro, ficasse sem nenhuma das leis que o governaram e que por força das circunstâncias fosse necessário decretar novas leis .

Neste caso o legislador, completamente livre, poderia fazer leis a capricho de acordo com seu modo de pensar?

21 – “Visto que as leis desapareceram e que vamos redigir outras completamente novas, desde os alicerces até o telhado, nelas não reconheceremos à monarquia as prerrogativas nem atribuições de espécie alguma; enfim: não queremos a monarquia”.

Podem estar destruídas as leis, porém a realidade é que o Exército subsiste e me obedece, acatando minhas ordens; a realidade é que os comandantes dos arsenais e quartéis põem na rua os canhões e as baionetas quando eu o ordenar.

[…], um rei a quem obedecem ao Exército e os canhões…é uma parte da Constituição’.

24 – “[…] pois, como uma nobreza influente e bem-vista pelo rei e sua Corte é também uma parte da Constituição”.

26/27 – “[…], a grande indústria exige, sobretudo- e necessita como o ar que respiramos- ampla liberdade de fusão dos mais diferentes ramos do trabalho nas mãos dum mesmo capitalista”…

“[…], os grandes industriais, enfim, são todos, também um fragmento da Constituição”.

30 – “[…], para se conseguir o dinheiro, serve-se dos particulares, isto é, de intermediários que lhe adiantem as quantias de que precisa”… esses intermediários são os grandes banqueiros e, por esse motivo, a nenhum governo convém, indispor-se com os mesmos.

[…], os grandes banqueiros são também partes da constituição”.

31 – Suponhamos que o Governo intentasse promulgar uma lei penal semelhante à que prevaleceu durante algum tempo na China, punindo na pessoa dos pais os roubos cometidos pelos filhos. Essa lei não poderia reger, pois contra ela se levantaria o protesto, com toda a energia possível, da cultura coletiva e da consciência social do país

“[…], dentro de certos limites, também a consciência coletiva e a cultura geral da Nação são partículas, e não pequenas, da Constituição.”

33/34 – “[…], se o governo pretendesse tirar à pequena burguesia e ao operariado, não somente as suas liberdades políticas, senão sua liberdade pessoal, isto é , se pretendesse transformar pessoalmente ao trabalhador em escravo ou servo, tornando à situação em que se viveu durante os tempos da Idade média? Subsistiria essa pretensão?

Não, embora estivessem aliados ao rei, a nobreza e toda a grande burguesia.

[…], o povo protestaria, gritando: antes morrer do que sermos escravos! A multidão sairia à rua sem necessidade que os seus patrões fechassem as fábricas, a pequena burguesia juntar-se-ia solidariamente com o povo e a resistência desse bloco seria invencível, pois nos casos extremos e desesperados também o povo, nós todos, somos uma parte integrante da Constituição”.

35/36 – “Juntam-se esses fatores reais do poder, escrevemo-los em uma folha de papel, dá-se-lhes expressão escrita e a partir desse momento, incorporados a um papel, não são simples fatores reais do poder, mas sim verdadeiro direito, nas instituições jurídicas e quem atentar contra eles atenta contra a lei, e por conseguinte é punido.

[…], está claro que não aparece neles a declaração que o industrial, a nobreza, o povo são um fragmento da Constituição, ou que o banqueiro é outro pedaço da mesma; não, isto se define de outra maneira mais limpa, mais diplomática”.

39 – “Antes da promulgação da lei eleitoral das três classes, regia legalmente, até 1848, o sufrágio universal, que garantia a todo cidadão, fosse rico ou pobre, o mesmo direito político… para intervir na administração do Estado”.

41 – “[…], equivale a por nas mãos de um grupo de velhos proprietários uma prerrogativa política formidável que lhes permitirá contrabalançar a vontade nacional e de todas as classes que a compõem, por muito unânime que seja essa vontade”.

44 – “[…], o Exército não necessita prestar juramento de acatar a constituição, como é o dever de todos os cidadãos da Nação e do próprio rei, isto equivale, em princípio, a reconhecer que o Exército fica à margem da Constituição, e fora da sua jurisdição, que nada tem a ver com ela, que somente precisa prestar contas do que faz à pessoa do rei, sem manter relações com o resto do país.

[…], reconhecida ao rei a atribuição de preencher todos os postos vagos do Exército e colocado este sob a sujeição pessoal do rei, este conseguir por si reunir um poder muito superior ao que goza a Nação inteira, supremacia esta que não ficaria diminuída embora o poder efetivo da nação , fosse dez , vinte ou cinqüenta vezes maior do que o do Exército”.

46 – “Tenho demonstrado a relação que guardam entre si as duas Constituições de um país: essa Constituição real e efetiva, integralizada pelos fatores reais e efetivos que regem a sociedade, e essa outra Constituição escrita, à qual para distingui-la da primeira, vamos denominar de folha de papel”

49 – “[…], e pela mesma lei da necessidade que todo corpo tem uma constituição própria, boa ou má, estruturada de uma ou de outra forma, todo país tem , necessariamente, uma Constituição real e efetiva, pois não é possível imaginar uma nação onde não existam os fatores reais do poder , quaisquer que eles sejam.

O conceito da constituição é a fonte primitiva da qual nascem a arte e a sabedoria constitucionais. Utilizaremos um método muito simples para desvendar verdadeiramente o conceito que buscamos. Esse método baseia-se em compararmos a coisa cujo conceito não sabemos com outra semelhante a ela, esforçando-nos para penetrar clara e nitidamente nas diferenças que afastam uma da outra”.

Outros trabalhos relacionados

Frederick Winslow Taylor

Autoria: Christian Grampola (Administração Científica - 1911) PRIMEIRO PERÍODO Taylor iniciou suas experiências e estudos pelo trabalho do operário e, mais tarde, generalizou as suas conclusões para...

AUDITORIA EM SAÚDE – 1/2

SIGLAS E ABREVIATURAS AIH Autorização de Internação Hospitalar AIS Ações Integradas de Saúde APAC Autorização de Procedimento de Alta Complexidade CONASEMS Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde DATASUS...

Projetos de Administração

Autoria: Caroline Bondarik Uma situação alternativa seria distribuir os alunos ainda na fase de projeto, de acordo com áreas funcionais, havendo então um grupo para...

O Campo do Currículo no Brasil

O objetivo do texto “O campo do currículo no Brasil” de Antônio Flávio Barbosa Moreira (2001), é entender pontos de vista de pesquisadores brasileiro,...