16.2 C
Sorocaba
quarta-feira, setembro 28, 2022

CANCÊR NO INTESTINO PODE SER COMBATIDO COM SUCESSO

Exames de colonoscopia para diagnóstico precoce são fundamentais.
Estudo americano mostra que, apesar disso, eles são pouco difundidos.
Segundo pesquisadores norte-americanos, menos da metade dos cidadãos com mais de 50 anos já foram submetidos a uma colonoscopia. A colonoscopia é um exame endoscópico que permite a detecção precoce dos tumores do intestino grosso, aumentando as possibilidades de tratamento curativo.
O câncer do intestino grosso, ou cólon, é muito comum em homens e mulheres e causa milhares de morte todos os anos. No Brasil, esses tumores respondem por cerca de 8% das mortes por neoplasias malignas a cada ano.

Muitas dessas mortes poderiam ser evitadas com o diagnóstico precoce. A taxa de sobrevivência das pessoas diagnosticadas e tratadas na fase inicial é de mais de 90% nos primeiros cinco anos. Infelizmente, mesmo nos Estados Unidos, somente 39% doas tumores são descobertos nessa fase.

A colonoscopia faz parte das diretrizes internacionais de prevenção e está indicada em todos os indivíduos acima dos 50 anos de idade. Nos casos de pessoas com história familiar para câncer do intestino, o exame deverá ser realizado mais cedo, a critério do médico que acompanha o paciente.

A colonoscopia que permite a visualização direta de todo o intestino grosso é um dos poucos métodos-diagnóstico que também é terapêutico, já que os pólipos ou pequenos tumores, descobertos durante o procedimento, podem ser retirados de pronto.

A baixa utilização do método de diagnósticos se repete no Brasil, onde o Ministério da Saúde registrou de janeiro a outubro de 2007 a realização de apenas 74 mil colonoscopias, em um universo de mais de 15 milhões de brasileiros acima dos 60 anos. E, desse grupo, 77% foram feitas nas regiões Sul e Sudeste.

Somente com a implementação de políticas de prevenção efetivas e abrangentes poderemos diminuir o impacto dessa doença que mata mais de 10 mil pessoas por ano em nosso país.

Outros trabalhos relacionados

ANEMIA PERNICIOSA

Anemia perniciosa ou de Biermer, megaloblástica, é exemplo de uma anemia carencial (freqüente em regimes vegetarianos ou em idosos com má nutrição), ou de...

ASMA

A asma é o termo utilizado para indicar qualquer forma de dispneia, isto é, de respiração difícil. Existem vários tipos de asma: Asma brônquica Asma...

CANCRO DA TIRÓIDE

O diagnóstico de cancro da tiróide é assustador para a maior parte das pessoas , pela sua associação com dor e morte. Na verdade...

HIPERPROLACTINEMIA OU PROLACTINA ALTA

HIPERPROLACTINEMIA OU PROLACTINA ALTA Trata-se do excesso de produção do hormônio Prolactina. A dosagem do hormônio prolactina deve ser realizada em todas as mulheres não...