Contribuindo para Melhoria da Qualidade da Vida

0
45

As férias normalmente servem para descansarmos, colocarmos tudo em dia: os papéis, a casa enfim, nos prepararmos para enfrentar o ano que se inicia. Mesmo tirando férias e descansando – o que é vital para que consigamos nos armazenar com energias para gastar durante o próximo período – é bastante saudável arrumar tanto seus pertences de trabalho quanto sua própria casa para que na próxima jornada estejamos mais organizados. Assim, evitamos o início das atividades com toda aquela bagunça do ano anterior!

Todos os anos, procurava arrumar minhas coisas, mas nunca conseguia realizar a tarefa por completo. Sempre faltava alguma coisa que eu deixava para depois e ia se acumulando pelo ano todo…

Numa dessas férias, estudando na internet sobre assuntos holísticos do tipo como melhorar sua vida, itens de organização do trabalho, descobri a teoria dos “5 s”.

Achei tão interessante que resolvi estudar profundamente sobre o assunto e depois testar na minha vida. O resultado foi surpreendente!

A teoria dos “5 s” nada mais é do que regrinhas básicas para você arrumar sua casa e/ou seu trabalho de forma a garantir e manter a melhor organização possível.

Originária do Japão, esta expressão advém de cinco palavras – Seiri, Seiton, Seisou, Seiketsu e Shitsuke – que devem ser seguidas como fundamentos práticos para harmonizar as interfaces entre os sistemas produtivo-pessoal-comportamental na rotina diária.

As regrinhas são as seguintes:

Seiri – senso de utilidade – significa descartar o que não tem utilidade, como por exemplo, aquela roupa que você sempre pensa que um dia poderá precisar! Arrume seu armário, seus documentos, seu escritório, jogando fora ou doando seus pertences para orfanatos, creches e asilos.

Um espaço amontoado de coisas dificulta na hora de procurar um objeto perdido. Às vezes, um documento importante ou qualquer coisa que você precise com urgência. Já vi pessoas que passam pela situação ridícula de comprarem novamente alguma coisa na certeza que perderam e depois acabam encontrando-os quando menos esperam perdidos dentro de sua própria casa. Isto é perda de tempo e dinheiro!

Deixe espaço para a energia fluir em sua casa. Procure se desfazer de objetos quebrados, lascados, desapegue-se das coisas.

Seiton – senso de arrumação – realizada a triagem do que vai e do que fica, organize tudo de maneira racional e prática; o que você usa mais na frente, o restante em prateleiras mais altas. Etiquete tudo por assunto. Lembre-se: os movimentos deverão ser reduzidos tanto no uso bem como no esforço.

Seiso – senso de limpeza – significa manter seu espaço limpo e arrumado. Desta forma, fica mais fácil na hora de guardar seus pertences. Antes, durante ou depois de um dia de trabalho, a limpeza e a ordem não ser podem ser deixadas de lado para garantirmos a qualidade de vida no trabalho.

Seiketsu – senso de higiene – significa basicamente preocupar-se com o asseio e higiene pessoal, como cuidar da aparência e saúde tanto física quanto mental. Manter-se limpo e bem cuidado também é uma prova de amor a você! Um banho de auto-estima!

Shitsuke – disciplina, consciente, autodisciplina – esta seria a ação mais importante para quem pretende adotar a prática dos “5 s”. Diz respeito à disciplina, de adquirir novos hábitos e mantê-los de forma consciente na busca da melhoria da qualidade de vida, do autoconhecimento e aperfeiçoamento para uma vida saudável.

A partir do momento em que apliquei esta simples técnica, minha vida tornou-se mais leve, organizada e próspera! Sim é verdade!

Não há como a prosperidade entrar na sua vida se você não tiver espaço para abrigá-la! Retire o que há de desnecessário e novas oportunidades aparecerão na sua vida!

Assim você preenche menos sua mente com preocupações do cotidiano e isto irá refletir diretamente na sua produtividade! Experimente. Não custa nada tentar! Você verá os resultados!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here