Iluminação, fios e tomadas

0
1274
DICAS PARA ANALISAR, COMPREENDER, E INTERPRETAR TEXTOS

Numa residência, ou empresa, a parte de iluminação e tomadas, é muito importante tanto para segurança quanto para a economia de energia.
Tomadas, interruptores, contatos elétricos, emendas e conexões, se não estiverem firmes e instalados corretamente, podem representar pontos de aquecimento, e por conseguinte, maior consumo de energia. Estima-se que as emendas de uma instalação podem consumir mais de 10% de energia, se não estiverem bem feitas.
Em relação às tomadas, deve-se ter atenção redobrada para as tomadas específicas de ferro de passar, geladeira, freezer, máquina de lavar, pois são tomadas que são mais exigidas, e por isso precisam de uma manutenção mais cuidadosa.
A iluminação pode ser uma fonte de alto consumo de energia. Faça a opção por lâmpadas fluorescentes econômicas, apesar de mais caras do que as incandescentes, elas têm garantia de no mínimo 01 ano, e consomem cerca de 8 vezes menos. O investimento inicial têm retorno certo nas contas de energia!
Os cabos elétricos de uma instalação elétrica devem também ser revisados por profissional qualificado, a fim de avaliar-se a integridade do isolamento, e se a capacidade do cabo está adequada para a instalação da residência. É muito comum encontrarmos cabos elétricos inadequados para alguns equipamentos como chuveiros, geladeiras, entre outros. O que acontece frequentemente é que com o tempo se adiquire mais eletrodomésticos para a residência, e os cabos que antes eram adequados à instalação, já não são mais. Por isso, recomenda-se revisar todas as instalações da residência anualmente, e quando da nova aquisição de um chuveiro, geladeira, freezer, solicitar a um profissional qualificado que inspecione às instalações para o novo equipamento.

Lembre-se sempre: Fios e cabos inadequados provocam aquecimento, e consequentemente podem provocar incêndios e maior consumo de energia!
A revisão anual das instalações elétricas mantém a família segura e com contas mais econômicas!
Normas técnicas:
NBR 5410 – Instalações elétricas de baixa tensão
NBR NM-IEC 60335 – Segurança de aparelhos eletrodomésticos e similares
NBR 5413 – Iluminância de interiores
NBR 13249 – Cabos e cordões flexíveis

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui