30.7 C
Sorocaba
sábado, janeiro 25, 2025

BRONCOPNEUMONIA

A broncopneumonia é o processo inflamatório agudo dos brônquios e do tecido pulmonar.

Os agente bacterianos responsáveis mais frequentes são:

– pneumococos;
– estreptococos;
– estafilococos;
– bacilo de Friedlaender.

Todavia, e não raramente, encontram-se broncopneumonias de origem vírica e outras, provodadas por penetração de material estranho na árvore brônquica.

Esta afecção atinge maioritariamente as crianças, os idosos e os indivíduos particularmente enfraquecidos. Pode ser primitiva ou representar complicações de doenças infecciosas (sarampo, febre tifóide, difteria, por exemplo).

As lesões pulmonares instauram-se com focos múltiplos isolados, às vezes confluentes e em geral bilaterais, que não evoluem todos ao mesmo tempo, encontrando-se, por isso, vários estados evolutivos em simultâneo.

A sintomatologia clínica da broncopneumonia tem início com febre mais ou menos alta (nos idosos pode estar ausente), dispneia e cianose intensas, dores torácicas, com expectoração mucopurulenta. Cedo surge astenia grave e comprometimento do estado geral.

O exame radiológico do tórax mostra, no indício da doença, sombras esfumadas difusas e, mais tarde, opacidades nodulares, em regra bilaterais e mais frequentes nas bases pulmonares.

A doença, pela sua gravidade, pode dar origem a várias complicações como, por exemplo, atelectasia e gangrena pulmonar e pleurite. O prognóstico da broncopneumonia é sempre reservado, podendo aparecer o grave quadro de insuficiência cardíaca.

O tratamento é feito através da ministração maciça de antibióticos, sedativos e calmantes de tosse, analépticos, para manter as condições cardio-circulatórias, oxigénio e dieta líquida para combater a frequente desidratação.

Outros trabalhos relacionados

EXAMES À TIREOIDE

Hormonas tireoideias As hormonas tiroideias são medidas no sangue, não sendo necessário o jejum. Tal como a maioria dos doseamentos hormonais deverão ser efetuados em laboratórios...

TRATAMENTO COM IODO RADIOATIVO

Em doentes com cancro da tiróide Na sequência do tratamento do cancro da tiróide pode estar indicado, após a cirurgia, um tratamento com iodo radioativo. O...

TDAH – TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE

TDAH - TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE Sintomas de TDAH Os sintomas de TDAH incluem desatenção e/ou hiperatividade de impulsividade. Esses são traços que...

ESTRABISMO

O estrabismo é um defeito de visão que consiste numa alteração de paralelismo entre os dois eixos oculares. Manifesta-se com o desvio de um...