23.4 C
Sorocaba
quarta-feira, abril 17, 2024

BRONCOPNEUMONIA

A broncopneumonia é o processo inflamatório agudo dos brônquios e do tecido pulmonar.

Os agente bacterianos responsáveis mais frequentes são:

– pneumococos;
– estreptococos;
– estafilococos;
– bacilo de Friedlaender.

Todavia, e não raramente, encontram-se broncopneumonias de origem vírica e outras, provodadas por penetração de material estranho na árvore brônquica.

Esta afecção atinge maioritariamente as crianças, os idosos e os indivíduos particularmente enfraquecidos. Pode ser primitiva ou representar complicações de doenças infecciosas (sarampo, febre tifóide, difteria, por exemplo).

As lesões pulmonares instauram-se com focos múltiplos isolados, às vezes confluentes e em geral bilaterais, que não evoluem todos ao mesmo tempo, encontrando-se, por isso, vários estados evolutivos em simultâneo.

A sintomatologia clínica da broncopneumonia tem início com febre mais ou menos alta (nos idosos pode estar ausente), dispneia e cianose intensas, dores torácicas, com expectoração mucopurulenta. Cedo surge astenia grave e comprometimento do estado geral.

O exame radiológico do tórax mostra, no indício da doença, sombras esfumadas difusas e, mais tarde, opacidades nodulares, em regra bilaterais e mais frequentes nas bases pulmonares.

A doença, pela sua gravidade, pode dar origem a várias complicações como, por exemplo, atelectasia e gangrena pulmonar e pleurite. O prognóstico da broncopneumonia é sempre reservado, podendo aparecer o grave quadro de insuficiência cardíaca.

O tratamento é feito através da ministração maciça de antibióticos, sedativos e calmantes de tosse, analépticos, para manter as condições cardio-circulatórias, oxigénio e dieta líquida para combater a frequente desidratação.

Outros trabalhos relacionados

TRANSTORNOS DA SEXUALIDADE

SUMÁRIO A sexualidade Respostas sexuais adaptadas e desadaptadas Fases da conscientização sexual Dissonância cognitiva Ansiedade Raiva Ação Comportamento Ciclo de resposta sexual Fatores predisponentes Biológico Psicanalítico Comportamental Estressores desencadeantes Doença física e ferimentos Doença psiquiátrica Medicamentos HIV/AIDS Parafilia: definições Parafilia no contexto familiar Dimensões da...

ESTRABISMO

O estrabismo é um defeito de visão que consiste numa alteração de paralelismo entre os dois eixos oculares. Manifesta-se com o desvio de um...

DOENÇA DE CUSHING

A Doença de Cushing é um síndroma clinico provocado por uma hiperfunção primitiva ou secundária do cortex supra-renal, com maior frequência nas mulheres jovens. A...

PROLAPSO DA VÁLVULA MITRAL

Sinonímia Síndrome de Barlow, Válvula Mitral Flexível, Síndrome do Click Sistólico e Válvula Mitral Mixomatosa. Causas É a alteração mais freqüentemente observada na válvula mitral. Na maioria...