24.7 C
Sorocaba
domingo, janeiro 16, 2022

BRONCOPNEUMONIA

A broncopneumonia é o processo inflamatório agudo dos brônquios e do tecido pulmonar.

Os agente bacterianos responsáveis mais frequentes são:

– pneumococos;
– estreptococos;
– estafilococos;
– bacilo de Friedlaender.

Todavia, e não raramente, encontram-se broncopneumonias de origem vírica e outras, provodadas por penetração de material estranho na árvore brônquica.

Esta afecção atinge maioritariamente as crianças, os idosos e os indivíduos particularmente enfraquecidos. Pode ser primitiva ou representar complicações de doenças infecciosas (sarampo, febre tifóide, difteria, por exemplo).

As lesões pulmonares instauram-se com focos múltiplos isolados, às vezes confluentes e em geral bilaterais, que não evoluem todos ao mesmo tempo, encontrando-se, por isso, vários estados evolutivos em simultâneo.

A sintomatologia clínica da broncopneumonia tem início com febre mais ou menos alta (nos idosos pode estar ausente), dispneia e cianose intensas, dores torácicas, com expectoração mucopurulenta. Cedo surge astenia grave e comprometimento do estado geral.

O exame radiológico do tórax mostra, no indício da doença, sombras esfumadas difusas e, mais tarde, opacidades nodulares, em regra bilaterais e mais frequentes nas bases pulmonares.

A doença, pela sua gravidade, pode dar origem a várias complicações como, por exemplo, atelectasia e gangrena pulmonar e pleurite. O prognóstico da broncopneumonia é sempre reservado, podendo aparecer o grave quadro de insuficiência cardíaca.

O tratamento é feito através da ministração maciça de antibióticos, sedativos e calmantes de tosse, analépticos, para manter as condições cardio-circulatórias, oxigénio e dieta líquida para combater a frequente desidratação.

Outros trabalhos relacionados

SINDROME DO CHOQUE TOXICO

O que é Síndrome do choque tóxico? A síndrome do choque tóxico é uma infecção normalmente causada por estafilococos, a qual pode evoluir rapidamente para...

MONOGRAFIA:ESTRUTURA DE CRM

Folha de Rosto: Estrutura de CRM e pacotes para grandes empre União dinâmica de faculdades cataratas 2007 Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado à banca examinadora da UDC...

BETA BLOQUEADORES

Autor: Bruna Amorim 1 HAS - Hipertensão Arterial Sistêmica A hipertensão arterial sistêmica atualmente não pode mais ser vista apenas como uma condição clínica em que...

GRIPE OU RESFRIADO

Muitas vezes chamamos simples resfriados de gripe. Mas as diferenças existem e são importantes para a recuperação. A Gripe é uma doença infecciosa aguda, contagiosa,...