17.3 C
Sorocaba
quarta-feira, maio 31, 2023

ESPASMOS DE TORÇÃO

O Espasmo de Torção é a alteração da tonicidade muscular com características distónicas que surge sobretudo nos músculos do pescoço, do tronco, dos membros e, embora raramente, nos músculos faciais.

Estes músculos são solicitados por movimentos que provocam uma contorção ondulante característica, devido à sucessão de impulsos nervosos motores não uniformes (uma vez que alguns induzem movimentos com características hipertónicas, outros relaxamentos com características hipotónicas).

Surgem assim movimentos descoordenados sem nenhuma finalidade. Os espasmos podem surgir com intervalos, por acessos, ou manifestar-se continuamente de modo monótono. Quando se atinge a generalização muscular do espasmo, o corpo apresenta-se contraído numa atitude estranha e grotesca.

Durante o sono, este estado atenua-se e, às vezes, desaparece. Há aumento dos espasmos nos estados emocionais ou durante os esforços musculares, como a marcha.

A doença pode ter diversas causas: em regra, há nos indivíduos atingidos alterações cerebrais devidas a doenças ou estados infecciosos que actuaram na vida intra-uterina ou na neonatal.

O começo da doença manifesta-se à volta da metade do primeiro decénio de vida: a evolução é lenta e progressiva e a terapêutica é feita, essencialmente, à base de sedativos.

Outros trabalhos relacionados

CÂNCER DE TIREÓIDE

MITOS E VERDADES SOBRE O CÂNCER DE TIREÓIDE Examinei meu pescoço e encontrei um nódulo. Estou com câncer Mito: O auto-exame da tireóide é muito importante...

TIREOIDITES

O termo tireoidite refere-se a qualquer tipo de processo inflamatório, com envolvimento da tireoide. Se atendermos à origem e à evolução deste processo patológico podemos...

GENÉTICA MOLECULAR

Em genética, como um todo, poucos tópicos envolvem aspectos humanos de forma tão direta quanto as mudanças no número de cromossomos presentes em nossas...

TIREOIDE E GRAVIDEZ

De um modo geral, o hipertiroidismo, o hipotiroidismo e o aparecimento de nódulos da tireoide, são mais frequentes nas mulheres do que nos homens....